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Crítica/"Cinzas do Passado Redux"
Wong Kar-wai celebra os amores extremos
BRUNO YUTAKA SAITO
DA REPORTAGEM LOCAL
"Ashes of Time"
(1994) ficou conhecido como o longa-metragem atípico de Wong
Kar-wai, cineasta que transformou a solidão nos espaços urbanos em filmes-fetiche. Afinal, trata-se de um exemplar do
"wuxia", célebre gênero de artes marciais que ficou mais conhecido pelas plateias ocidentais em 2000 com "O Tigre e o
Dragão", de Ang Lee.
Ao assistir à sua versão restaurada e reeditada, chamada
de "Cinzas do Passado Redux",
os seguidores de Kar-wai irão
perceber que a forma pode mudar, mas que seus temas centrais continuam pulsando ali,
de forma ainda mais radical.
"Cinzas" aparentemente
conta historietas de amores
frustrados. Personagens vão
cruzando o caminho de Feng
Ou-yang (Leslie Cheung), homem que vai viver no deserto
após ser abandonado pela namorada. Seu trabalho é contratar matadores/espadachins para quem o procura em busca de
solução para "problemas".
Como na época Kar-wai era
um cineasta em formação e
empolgado em fazer um trabalho sob encomenda, "Cinzas"
cumpre, por um lado, a função
de apenas entreter as plateias
orientais ávidas por ação.
Mas este é também o filme do
diretor que melhor dialoga com
suas obsessões, já que a história
se passa num tempo imemorial, habitado por heróis conduzidos por valores rígidos, num
tempo em que morrer de amor
não soa como algo anacrônico.
O que em grande parte explica
o apelo de Kar-wai junto ao público é justamente o fato de, em
sua filmografia, defender o romantismo em plenos dias
atuais, tão cínicos, de amantes
descartáveis.
Solidão
Assim, Huang Yao-shi (Tony
Leung Ka Fai), que uma vez ao
ano visita Feng, toma uma bebida que lhe apaga a memória,
já que o fardo do homem, como
diz, é lembrar seu passado. A
impossibilidade do amor ou,
mais precisamente, a impossibilidade de apagar da memória
um amor frustrado, atormenta
também o espadachim que está
ficando cego (Tony Leung).
Kar-wai subverte as tradicionais cenas de lutas especialmente com esse personagem.
Ao desacelerar e acelerar as sequências e incluir sombras e luzes, num retrato impressionista, o diretor questiona a realidade do tempo "de verdade".
Já a personagem de Maggie
Cheung, mais do que bipolar, é
a encarnação da desfiguração
causada por uma paixão extrema. Ela trava batalhas internas.
Difícil, mas tocante, "Cinzas"
amplia a dimensão das tragédias de amor e dos antigos
amantes que vão sumindo do
horizonte até serem engolidos
pelo deserto do esquecimento.
CINZAS DO PASSADO REDUX
Direção: Wong Kar-wai
Produção: Hong Kong, China, Taiwan,
1994
Com: Leslie Cheung, Maggie Cheung,
Tony Leung
Quando: a partir de hoje no Unibanco
Arteplex e no Espaço Unibanco Pompeia
Classificação: 12 anos
Avaliação: bom
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