São Paulo, quinta-feira, 30 de abril de 2009

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Crítica/"Cinzas do Passado Redux"

Wong Kar-wai celebra os amores extremos

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Ashes of Time" (1994) ficou conhecido como o longa-metragem atípico de Wong Kar-wai, cineasta que transformou a solidão nos espaços urbanos em filmes-fetiche. Afinal, trata-se de um exemplar do "wuxia", célebre gênero de artes marciais que ficou mais conhecido pelas plateias ocidentais em 2000 com "O Tigre e o Dragão", de Ang Lee.
Ao assistir à sua versão restaurada e reeditada, chamada de "Cinzas do Passado Redux", os seguidores de Kar-wai irão perceber que a forma pode mudar, mas que seus temas centrais continuam pulsando ali, de forma ainda mais radical. "Cinzas" aparentemente conta historietas de amores frustrados. Personagens vão cruzando o caminho de Feng Ou-yang (Leslie Cheung), homem que vai viver no deserto após ser abandonado pela namorada. Seu trabalho é contratar matadores/espadachins para quem o procura em busca de solução para "problemas".
Como na época Kar-wai era um cineasta em formação e empolgado em fazer um trabalho sob encomenda, "Cinzas" cumpre, por um lado, a função de apenas entreter as plateias orientais ávidas por ação. Mas este é também o filme do diretor que melhor dialoga com suas obsessões, já que a história se passa num tempo imemorial, habitado por heróis conduzidos por valores rígidos, num tempo em que morrer de amor não soa como algo anacrônico.
O que em grande parte explica o apelo de Kar-wai junto ao público é justamente o fato de, em sua filmografia, defender o romantismo em plenos dias atuais, tão cínicos, de amantes descartáveis.

Solidão
Assim, Huang Yao-shi (Tony Leung Ka Fai), que uma vez ao ano visita Feng, toma uma bebida que lhe apaga a memória, já que o fardo do homem, como diz, é lembrar seu passado. A impossibilidade do amor ou, mais precisamente, a impossibilidade de apagar da memória um amor frustrado, atormenta também o espadachim que está ficando cego (Tony Leung). Kar-wai subverte as tradicionais cenas de lutas especialmente com esse personagem. Ao desacelerar e acelerar as sequências e incluir sombras e luzes, num retrato impressionista, o diretor questiona a realidade do tempo "de verdade".
Já a personagem de Maggie Cheung, mais do que bipolar, é a encarnação da desfiguração causada por uma paixão extrema. Ela trava batalhas internas. Difícil, mas tocante, "Cinzas" amplia a dimensão das tragédias de amor e dos antigos amantes que vão sumindo do horizonte até serem engolidos pelo deserto do esquecimento.


CINZAS DO PASSADO REDUX

Direção: Wong Kar-wai
Produção: Hong Kong, China, Taiwan, 1994
Com: Leslie Cheung, Maggie Cheung, Tony Leung
Quando: a partir de hoje no Unibanco Arteplex e no Espaço Unibanco Pompeia
Classificação: 12 anos
Avaliação: bom



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