São Paulo, sexta-feira, 30 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Excesso de ferro

Robert Downey Jr. volta a papel de super-herói playboy, que enche a cara, destrói a própria mansão e ainda enfrenta o temido vilão de Mickey Rourke

Divulgação
Homem de Ferro e seu colega Máquina de Combate

FERNANDA EZABELLA
ENVIADA ESPECIAL A LOS ANGELES

A vida é mesmo uma grande piada para Robert Downey Jr., que não se cansa de fazer graça, ainda mais agora, recuperado do ostracismo do final dos anos 90 e liderando duas franquias cinematográficas, "Sherlock Holmes" e "Homem de Ferro", cuja sequência estreia hoje.
Mascando chiclete e de cabelo engomado, Downey Jr. surge cheio de energia para conversar com jornalistas num hotel de Los Angeles, na semana passada. O jeito expansivo e o terno creme lembram logo sua persona playboy Tony Stark, o bilionário dono de uma empresa de armas que resolve virar Homem de Ferro.
Mas a atenção da mídia é tanta que o ego infla, atrapalhando a nova carreira de herói. E talvez o mesmo se possa dizer do ator, cujas gracinhas o impedem de responder qualquer coisa seriamente.
"Robert é feito de sarcasmo. A maioria das pessoas tem sangue, ele tem piadas", disse a jornalistas o ator Don Cheadle, que substitui Terrence Howard no papel do coronel melhor amigo de Stark e que vira o Máquina de Combate no filme.
Cheadle faz parte do novo grupo de atores que estreiam na história do super-herói, agora muito mais fanfarrão e longe das guerras do Oriente Médio vistas no primeiro filme. Ele se embebeda e dança "fantasiado" de Homem de Ferro em sua própria festa de aniversário, na sua mansão deslumbrante, enquanto tem início uma corrida armamentista fora e dentro dos EUA para produzir sua armadura em grande escala.
Entre os novatos, quem chama mais atenção é o vilão Chicote Negro, que aterroriza o GP de Mônaco e os ricaços de Los Angeles, numa atuação marcante de Mickey Rourke ("O Lutador"), que arrasta um sotaque russo e um pássaro amarelo. Também estreiam Sam Rockwell ("Lunar") e Scarlett Johansson (leia mais lado), esta como nova funcionária de Pepper Potts (Gwyneth Paltrow), fiel escudeira de Tony Stark.
Assim como Downey Jr., Rourke também passou maus bocados afastado das telas, mas seu regresso ao cinema é muito menos festivo e mais contido. "Fiquei muitos anos sem trabalhar, mais de dez, e graças a Deus estou tendo uma segunda chance", disse Rourke, voz grave e tom solene. "Agora eu tenho que dar conta de ficar quieto e me comportar. Não é fácil, mas está ficando mais fácil."

"Os Vingadores"
Já Downey Jr. faz graça -ou pelo menos tenta- com as perguntas mais esdrúxulas. "Como eu cuido da minha pele?", ele pergunta. "Não sei. Três dias atrás eu tinha um terceiro olho aqui na testa, e eu pensei, e daí?
Teria que arranjar um CEP para ele de tão grande!" Downey Jr. se prepara para fazer "Sherlock Holmes 2" e negocia papel no filme em 3D do mexicano Alfonso Cuarón, "Gravity", sobre um acidente no telescópio Hubble. A próxima aparição de Homem de Ferro será em "Os Vingadores", previsto para 2012.
O filme irá reunir diversos heróis da Marvel, como Thor e Capitão América, que terão seus próprios filmes no ano que vem. ""Homem de Ferro 3" só depois de "Thor", "Capitão América" e "Os Vingadores'", garantiu o diretor, Jon Favreau.

A jornalista FERNANDA EZABELLA viajou a convite da Paramount Pictures

Veja entrevistas com Gwyneth Paltrow, Mickey Rourke e Don Cheadle

www.folha.com.br/1011813



Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.