São Paulo, sábado, 30 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

televisão

"The Pacific" vai fundo no desconforto da guerra

Série segue trilha de "Band of Brothers", mas decepcionou fãs do gênero

Episódios exibem um retrato bélico em sua amplitude, cruel e sangrenta, em batalhas na Europa ou Oceania

JOÃO BARONE
ESPECIAL PARA A FOLHA

Em 2001, estreava na TV americana a série "Band of Brothers", sobre uma companhia de paraquedistas na Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Com o pedigree de Steven Spielberg e Tom Hanks, virou unanimidade entre os apreciadores de filmes de guerra. Exigente, essa tribo não
preza apenas tiros e explosões, mas histórias bem contadas, especialmente se baseadas em fatos reais. "Band of Brothers" foi um ótimo exemplo e conquistou uma nova geração de apreciadores do gênero.
Quase dez anos depois, Spielberg e Hanks retomam a Segunda Guerra num outro cenário, numa nova produção: "The Pacific".
A série superou tudo que já foi feito na TV em orçamento e premiações. Agora, com o lançamento em DVD e Blu-Ray, a produção chega ao seu melhor formato, atendendo aos que não puderam vê-la na TV, com o bônus de um disco com extras.
O grande sucesso de "Band of Brothers" abriu portas para "The Pacific". Muitos fãs da primeira série esperaram ansiosamente pelo lançamento da segunda, sem evitar uma certa decepção.
Mas por que, se a receita infalível apresentada em "Band of Brothers" está em "The Pacific"? Os ex-combatentes que viram as carnificinas e escreveram livros, a criteriosa recriação de época e cenas de ação estão lá.
Talvez a preferência por "Band of Brothers" seja a mesma que aconteceu durante a guerra, quando os americanos torciam para lutar na Europa ao invés das ilhas do Pacífico.
"The Pacific" ilustra isso bem: as doenças tropicais, o calor, o soldado japonês, tenaz, combatendo fanaticamente sem medo de morrer.
"Mas ela vai mais fundo em algumas tramas paralelas, o que acaba por aumentar o desconforto que os soldados sentiam numa trincheira repleta de corpos desmembrados na ilha de Peleliu. Desconforto que também sente o espectador. Por isso tudo, "The Pacific" também é um ótimo retrato da guerra em sua amplitude, cruel e sangrenta, seja na Europa ou na Oceania.

JOÃO BARONE é baterista da banda Paralamas do Sucesso

THE PACIFIC

DISTRIBUIÇÃO Warner Home Video
QUANTO R$ 150, em média
CLASSIFICAÇÃO 18 anos
AVALIAÇÃO ótimo


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Lady Kate tá no trono!
Próximo Texto: Conflitos são interesse antigo para músico
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.