São Paulo, Sexta-feira, 30 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
A cantora e compositora matogrossense, parceira de Chico César, canta de hoje a domingo no Crowne Plaza
Vanessa da Mata mescla som rural e urbano

CARLOS BOZZO JUNIOR
especial para a Folha

Ser cantora popular onde já houve Elis Regina e há Ná Ozzetti talvez seja difícil. No entanto, a matogrossense de Alto Garças, Vanessa da Mata, 24, mostra, de hoje a domingo, no Teatro Crowne Plaza, que, além de cantar, compõe, e faz disso uma tarefa fácil.
A artista, parceira de Chico César, precisou ter apenas uma de suas composições -"A Força Que Nunca Seca"- gravada pela cantora Maria Bethânia, em CD homônimo lançado recentemente, para ter as gravadoras no seu encalço.
"Como estou em negociações, ainda não posso revelar os nomes das gravadoras", disse à Folha, por telefone, de sua casa em São Paulo.
Na ocasião do lançamento do CD de Bethânia, a crítica especializada identificou, nos versos da música de da Mata, estruturas utilizadas pelo poeta João Cabral de Melo Neto.
"Até o Chico César me disse que a letra da música tinha muito a ver com o João Cabral, e eu falei para ele: "Quem é João Cabral?". Ele me explicou e fui comprar um livro imediatamente. Mas, antes disso, eu nem o conhecia", disse.
No show, da Mata, que cresceu em meio a quadrilhas e folia de reis, interpreta parte do repertório (veja texto ao lado) de seu primeiro CD, ainda a ser gravado.
Fã de Clara Nunes, Milton Nascimento e música caipira, nunca estudou música, mas mescla o som do rural e do urbano com muita espontaneidade.
"Nunca tive professor, cantava em cima de ingazeiro, no mato. As primeiras inspirações para fazer música ou cantar aconteceram em um mangue, perto da casa de minha avó", disse a artista, que já foi integrante da Banda Mafuá.


Show: Vanessa da Mata
Onde: Teatro Crowne Plaza, rua Frei Caneca, 1.360, tel. 011/289.0985
Quando: hoje e amanhã, às 20h, e domingo, às 21h.
Quanto: R$ 15



Texto Anterior: Espaço Unibanco faz sessão gratuita de curtas
Próximo Texto: As músicas do show
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.