São Paulo, terça-feira, 30 de maio de 2006

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Daniel Castro @ - dcastro@folhasp.com.br

Copa eleva concentração de dinheiro na TV

Divulgação
FAMOSOS DANÇAM NA TV PAGA O ator George Hamilton e a bailarina Edyta Sliwinska em ‘Dancing with the Stars’, que estréia no People+Arts dia 5; o formato, do SBT, ‘inspirou’ quadro do ‘Faustão’


A Copa do Mundo está tomando os intervalos comerciais de quase todo o horário nobre e vai provocar uma concentração inédita das verbas publicitárias na TV aberta.
A TV Globo, que costuma fazer previsões conservadoras de crescimento, já reviu sua estimativa para 2006. Avalia agora que o mercado de mídia (que ainda inclui jornais, revistas, internet, rádio, TV paga, guias e listas e cinemas) deve crescer 12% ou 13% - e não mais 10%.
Por causa da Copa, a televisão aberta deverá ficar com 62% ou 63% de todo o dinheiro dos anunciantes investido em publicidade, estima Octavio Florisbal, diretor-geral da Globo. No ano passado, segundo o Projeto Intermeios (que afere a receita dos veículos de comunicação), a TV aberta concentrou 59,6% das verbas publicitárias _ou seja, de cada R$ 100 gastos com propaganda no país, R$ 59,60 passaram pelas TVs.
A receita bruta de todas as redes deverá ficar próxima de R$ 11 bilhões, dos quais mais de 6,5 bilhões líquidos (já descontadas comissões de agências) passarão pela Globo e afiliadas.
Neste ano, avalia Florisbal, as verbas publicitárias se concentrarão no primeiro semestre _devido à Copa. As redes devem faturar 15% a mais de janeiro a junho, o que ajudará a alcançar a média anual de 12%. A Copa também amenizará a falta de propaganda de obras de governos no segundo semestre, imposição da lei eleitoral.

‘BELÍSSIMA’ NO TOPO
Faltando pouco mais de um mês para seu final, "Belíssima" está um ponto no Ibope atrás de "América" _47 a 48. Mas a novela de Sílvio de Abreu já tem mais "share" (participação no total de TVs ligadas) do que sua antecessora - 69% contra 65%.

ANÚNCIO EFICIENTE
Pesquisa do Datafolha mostra que fazer merchandising em "Belíssima" (Globo) e "Prova de Amor" (Record) é bom negócio. Os merchandisings nas duas novelas tiveram uma aprovação recorde pelos telespectadores de ambas. O Datafolha pesquisa a eficiência desses comercias desde 2004.

BARRIGA CHEIA
A Record já vendeu 40 ações de merchandising em "Prova de Amor". Cada uma custa R$ 250 mil na tabela.

DIGITAL NO PLANALTO
O presidente Lula poderá "cumprir" a promessa, de três anos atrás, de que iria assistir à Copa de 2006 em TV digital. É que a Globo oferecerá decodificadores de seu sinal em altíssima definição, irradiado via satélite, para o Palácio do Planalto, Granja do Torto e Congresso Nacional, em Brasília.

COPA NO SHOPPING
Já os brasileiros "comuns" terão que disputar um convite para ver as demonstrações digitais que a Globo fará em mais de 150 pontos pelo país.

LE COQ
Ainda tendo como "gancho" os ataques do PCC, o "Jornal da Record" exibe a partir de hoje série especial mostrando que esquadrões da morte, formados por policiais, continuam existindo no país.



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