São Paulo, terça-feira, 30 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canil de Ruy Barbosa vira local para performance de artistas "confinados"

DA SUCURSAL DO RIO

O canil onde ficavam os cachorros do jurista Ruy Barbosa está, nesta semana, habitado por cinco pessoas. Elas estão, desde a manhã de ontem, realizando a performance "Ocupações" em um pedaço do jardim da Fundação Casa de Rui Barbosa, em Botafogo (zona sul do Rio).
A experiência é parte do Seminário Internacional Poéticas do Inventário, que acontece na fundação até a noite de sexta-feira. A matéria-prima do seminário são séries, listas, coleções, bibliotecas, enciclopédias e outros sistemas de ordenação. Os temas das palestras vão de arquivos públicos à série policial "C.S.I." -assunto de Mark Seltzer, da Universidade da Califórnia (quinta, às 14h). Entre os participantes estão os brasileiros Silviano Santiago e Luiz Costa Lima, o britânico Michael Sheringham e o argentino radicado na França Daniel Teruggi.
Ao final de cada dia, há apresentações de artistas. Na quinta-feira, por exemplo, o ator norte-americano Fred Neumann, do grupo Mabou Mines, lerá textos de Samuel Beckett, de quem foi amigo e é intérprete habitual.
Em "Ocupações", os pesquisadores Sylvia Heller, Francine Jallageas, Daniela Alves, Carolina Fadini e Manoel Friques fazem atos repetitivos no canil, como assistir a performances em televisores ou limpar alimentos. Eles ficarão trancados no local 12 horas por dia, das 9h às 21h.


SEMINÁRIO POÉTICAS DO INVENTÁRIO E PERFORMANCE "OCUPAÇÕES"
Quando: até sex., das 9h às 21h Onde: Fundação Casa de Rui Barbosa (r. São Clemente, 134, Rio, tel. 0/xx/21/3289-4691) Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Série desvenda a "caixa preta" da produção de autores no Rio
Próximo Texto: Personalidade: Criador do Space Ghost morre nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.