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Última Moda
ALCINO LEITE NETO
@ - ultimamoda@folhasp.com.br
Carioca tipo exportação
Destaque em 12 revistas estrangeiras no último mês, Isabela Capeto
comemora sucesso internacional e abre sua primeira loja em São Paulo
Na última terça-feira, a estilista Isabela Capeto, 36, teve
companhia especial para assistir ao jogo da seleção brasileira
contra o time de Gana. No meio
da torcida, uma repórter e um
fotógrafo da revista francesa
"Elle" seguiam todos os passos
da designer carioca, que será
um dos destaques da próxima
edição da publicação.
Só entre maio e junho, Isabela e suas criações apareceram
em 12 revistas diferentes na
Europa e nos EUA, entre elas,
as versões inglesa e americana
da "Vogue", a francesa "Madame Figaro" e o semanário
"Newsweek". Com 50 pontos-de-venda no exterior, contra
apenas 12 no Brasil, a estilista
conta que a vocação internacional de seu trabalho foi descoberta por acaso. "Vendi minhas
primeiras peças para uma loja
de Londres e, depois disso, as
coisas deslancharam. Hoje, minha roupa tem uma aceitação
incrível na Inglaterra e na
França", afirma.
Nas vitrines brasileiras ou
nas lojas mais descoladas da
Europa, como a parisiense Colette, as criações de Isabela chamam a atenção pela forma esperta de usar elementos artesanais, especialmente os bordados, feitos em parceria com
cooperativas de artesãs do Rio.
"O artesanal não precisa ser
trabalhado de um jeito folclórico, regional. Eu uso porque é
uma característica essencial do
meu estilo, mas sempre com
uma cara moderna, que faz sentido no mundo todo", diz.
E é no exterior que a estilista
vende suas peças mais caras.
"Looks elaborados, que são
praticamente únicos e cheios
de detalhes, fazem muito sucesso na Europa. Lá, as lojas e
os compradores não se importam com o preço se a peça for
realmente boa", diz.
Apesar do sucesso fora do
país, a prioridade de Isabela no
momento é ampliar as vendas
no Brasil, onde vem construindo sua carreira desde a década
de 90 -antes de criar sua marca, em 2003, ela trabalhou para
as grifes Maria Bonita e Lenny.
O passo inicial desta nova investida nacional será a inauguração de sua primeira loja própria em São Paulo, prevista para o dia 12 de setembro. O espaço, que deve entrar em obras na
semana que vem, fica na rua da
Consolação, entre a alameda
Franca e a rua Oscar Freire, nos
Jardins. O projeto terá assessoria de Alberto Renault, amigo e
diretor dos desfiles da estilista.
"É um marco importante, porque São Paulo concentra boa
parte dos nossos clientes", diz.
Atualmente, Isabela tem apenas uma loja própria, no Rio.
Em outubro, a estilista desembarca na França para montar seu showroom. Antes, mostra sua coleção de verão na São
Paulo Fashion Week. "Estou
numa correria louca e só vou
conseguir ter descanso no fim
do ano. Fazer moda é uma delícia, mas correr atrás de patrocínio é dureza."
Milão quer ver os homens de shortinhos
A semana de moda masculina de Milão terminou na quarta-feira com uma imagem de
verão bastante abusada. Se depender de grifes como Prada,
Gucci e DSquared, os meninos
vão desfilar por aí em minúsculos shortinhos e sungas que devem causar furor nas praias.
Capitaneada pela Prada, a
nova imagem masculina se distancia dos mods engomadinhos
e dos nerds que reinaram na
temporada passada. A grife de
Miuccia Prada apostou em tecidos tecnológicos, com aspecto
plastificado, cores vivas e referências ao mundo dos esportes.
Os meninos da Gucci também vieram com jeitão de esportistas, mas com pegada mais
sexy. Os shortinhos apareceram em combinações inusitadas: com cintos, botas, jaquetas
e até casacos longos. A DSquared apresentou sua coleção
num cenário que simulava um
vestiário (com direito a modelos tomando banho de sunga), e
a Emporio Armani encerrou
seu desfile com modelos bombados usando bermudas e segurando bolas de futebol.
Mais discreta, a Jil Sander
também apostou em cores fortes e tecidos sintéticos, mas trocou o short pela calça skinny.
VERÃO TOP
Carol Trentini faz nova campanha e desfile da Zoomp
A top Carol Trentini é a nova
estrela da Zoomp. A modelo fará as duas próximas campanhas
da marca e desfila com exclusividade para a grife de Renato
Kherlakian na próxima edição
da São Paulo Fashion Week.
"Há um ano e meio venho desejando a Carol, seu frescor, sua
atitude. Ela veste o jeans com
sensualidade, o que é uma característica forte da
Zoomp", afirma Kherlakian.
A campanha de verão foi fotografada por Jacques Dequeker e terá coordenação
de Giovanni Frasson.
"Vamos reeditar vários
momentos memoráveis de campanhas da
marca", diz. Nas fotos, Carol
aparece ao lado do modelo Michael Camilotto.
A coleção de verão da Zoomp,
assim como esta edição da São
Paulo Fashion Week, tem inspiração africana. A base é o livro "Farm", da fotógrafa americana Jackie Nickerson, que retrata o cotidiano de trabalhadores rurais de países como
África do Sul e Moçambique.
BARBIE+CAVALERA
Vai ter roupinha de boneca
no desfile de verão da Cavalera.
A grife será a primeira a participar do projeto "Barbie Vintage
Fashion Designers", mostrando na SPFW looks inspirados
na boneca Barbie e em seu namorado, Ken. As peças serão
vendidas nas lojas da Cavalera.
JARDINS DE BOLSO
Começa a circular hoje o segundo número do "Guia do Baixo Jardins", criado pelas
donas da loja Pelu. O guia, distribuído gratuitamente em São
Paulo, lista os melhores restaurantes, baladas e lojas do Baixo
Jardins, além de trazer entrevistas com moradores e freqüentadores famosos da região.
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