São Paulo, sexta-feira, 30 de junho de 2006

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Última Moda

ALCINO LEITE NETO
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Carioca tipo exportação

Destaque em 12 revistas estrangeiras no último mês, Isabela Capeto comemora sucesso internacional e abre sua primeira loja em São Paulo

Na última terça-feira, a estilista Isabela Capeto, 36, teve companhia especial para assistir ao jogo da seleção brasileira contra o time de Gana. No meio da torcida, uma repórter e um fotógrafo da revista francesa "Elle" seguiam todos os passos da designer carioca, que será um dos destaques da próxima edição da publicação.
Só entre maio e junho, Isabela e suas criações apareceram em 12 revistas diferentes na Europa e nos EUA, entre elas, as versões inglesa e americana da "Vogue", a francesa "Madame Figaro" e o semanário "Newsweek". Com 50 pontos-de-venda no exterior, contra apenas 12 no Brasil, a estilista conta que a vocação internacional de seu trabalho foi descoberta por acaso. "Vendi minhas primeiras peças para uma loja de Londres e, depois disso, as coisas deslancharam. Hoje, minha roupa tem uma aceitação incrível na Inglaterra e na França", afirma.
Nas vitrines brasileiras ou nas lojas mais descoladas da Europa, como a parisiense Colette, as criações de Isabela chamam a atenção pela forma esperta de usar elementos artesanais, especialmente os bordados, feitos em parceria com cooperativas de artesãs do Rio. "O artesanal não precisa ser trabalhado de um jeito folclórico, regional. Eu uso porque é uma característica essencial do meu estilo, mas sempre com uma cara moderna, que faz sentido no mundo todo", diz.
E é no exterior que a estilista vende suas peças mais caras. "Looks elaborados, que são praticamente únicos e cheios de detalhes, fazem muito sucesso na Europa. Lá, as lojas e os compradores não se importam com o preço se a peça for realmente boa", diz.
Apesar do sucesso fora do país, a prioridade de Isabela no momento é ampliar as vendas no Brasil, onde vem construindo sua carreira desde a década de 90 -antes de criar sua marca, em 2003, ela trabalhou para as grifes Maria Bonita e Lenny.
O passo inicial desta nova investida nacional será a inauguração de sua primeira loja própria em São Paulo, prevista para o dia 12 de setembro. O espaço, que deve entrar em obras na semana que vem, fica na rua da Consolação, entre a alameda Franca e a rua Oscar Freire, nos Jardins. O projeto terá assessoria de Alberto Renault, amigo e diretor dos desfiles da estilista. "É um marco importante, porque São Paulo concentra boa parte dos nossos clientes", diz. Atualmente, Isabela tem apenas uma loja própria, no Rio.
Em outubro, a estilista desembarca na França para montar seu showroom. Antes, mostra sua coleção de verão na São Paulo Fashion Week. "Estou numa correria louca e só vou conseguir ter descanso no fim do ano. Fazer moda é uma delícia, mas correr atrás de patrocínio é dureza."

Milão quer ver os homens de shortinhos

A semana de moda masculina de Milão terminou na quarta-feira com uma imagem de verão bastante abusada. Se depender de grifes como Prada, Gucci e DSquared, os meninos vão desfilar por aí em minúsculos shortinhos e sungas que devem causar furor nas praias.
Capitaneada pela Prada, a nova imagem masculina se distancia dos mods engomadinhos e dos nerds que reinaram na temporada passada. A grife de Miuccia Prada apostou em tecidos tecnológicos, com aspecto plastificado, cores vivas e referências ao mundo dos esportes.
Os meninos da Gucci também vieram com jeitão de esportistas, mas com pegada mais sexy. Os shortinhos apareceram em combinações inusitadas: com cintos, botas, jaquetas e até casacos longos. A DSquared apresentou sua coleção num cenário que simulava um vestiário (com direito a modelos tomando banho de sunga), e a Emporio Armani encerrou seu desfile com modelos bombados usando bermudas e segurando bolas de futebol.
Mais discreta, a Jil Sander também apostou em cores fortes e tecidos sintéticos, mas trocou o short pela calça skinny.

VERÃO TOP
Carol Trentini faz nova campanha e desfile da Zoomp

A top Carol Trentini é a nova estrela da Zoomp. A modelo fará as duas próximas campanhas da marca e desfila com exclusividade para a grife de Renato Kherlakian na próxima edição da São Paulo Fashion Week.
"Há um ano e meio venho desejando a Carol, seu frescor, sua atitude. Ela veste o jeans com sensualidade, o que é uma característica forte da Zoomp", afirma Kherlakian. A campanha de verão foi fotografada por Jacques Dequeker e terá coordenação de Giovanni Frasson. "Vamos reeditar vários momentos memoráveis de campanhas da marca", diz. Nas fotos, Carol aparece ao lado do modelo Michael Camilotto.
A coleção de verão da Zoomp, assim como esta edição da São Paulo Fashion Week, tem inspiração africana. A base é o livro "Farm", da fotógrafa americana Jackie Nickerson, que retrata o cotidiano de trabalhadores rurais de países como África do Sul e Moçambique.

BARBIE+CAVALERA
Vai ter roupinha de boneca no desfile de verão da Cavalera. A grife será a primeira a participar do projeto "Barbie Vintage Fashion Designers", mostrando na SPFW looks inspirados na boneca Barbie e em seu namorado, Ken. As peças serão vendidas nas lojas da Cavalera.

JARDINS DE BOLSO
Começa a circular hoje o segundo número do "Guia do Baixo Jardins", criado pelas donas da loja Pelu. O guia, distribuído gratuitamente em São Paulo, lista os melhores restaurantes, baladas e lojas do Baixo Jardins, além de trazer entrevistas com moradores e freqüentadores famosos da região.


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