São Paulo, sábado, 30 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carlota não é mais aquela

Cartas inéditas mostram nova imagem de Carlota Joaquina, a mulher de d. João 6º, tratada comumente como rainha "devassa"

Reprodução
Retrato de d. João 6º e Carlota Joaquina, de Manuel Dias de Oliveira, do início do século 19


MARCOS STRECKER
DA REPORTAGEM LOCAL

Após dois séculos de "ataques à honra" de Carlota Joaquina, a historiadora Francisca Nogueira de Azevedo procura reabilitar a imagem da princesa do Brasil. Ela prepara o lançamento de "Carlota Joaquina -°Cartas Inéditas", que reúne a correspondência privada e política da mulher de d. João 6º.
A professora da UFRJ fez uma extensa pesquisa que incluiu arquivos de Madri, Sevilha, Buenos Aires, Petrópolis e do Rio de Janeiro. Ela acha que a reabilitação faz sentido dentro do avanço da "história de gênero", o que também estaria por trás de um novo olhar que a França tem sobre Maria Antonieta, por exemplo.
A compilação é um dos principais lançamentos do pacote de 19 livros que serão lançados dentro das comemorações dos 200 anos da chegada da família real ao Brasil. Para celebrar a data, o Rio será palco de uma série de eventos em 2008.
O início oficial será em novembro, em Portugal, coincidindo com a data em que a família real portuguesa partiu para o Brasil.


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Livros: Cartas mostram Carlota "delicada"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.