São Paulo, terça-feira, 30 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Leonardo Wen/Folha Imagem
SINFÔNICA
Fundadora do Mozarteum Brasileiro, Sabine Lovatelli se dedica também à formação de músicos eruditos; promove, hoje e amanhã, apresentações dos jovens da Sinfônica Heliópolis com o violinista alemão Erik Schumann, na Sala São Paulo


DAVID BARIONI NETO

"Turbulência acontece todo dia, no mundo todo"

O presidente da TAM, David Barioni Neto, conversou com a coluna sobre o acidente com o voo 447 da Air France e a turbulência no voo da empresa brasileira que, em maio, fazia a rota Miami/São Paulo e teve uma queda brusca que deixou 21 passageiros machucados. Depois da entrevista, os EUA anunciaram que vão investigar o incidente brasileiro, por meio do Conselho Nacional de Segurança em Transporte do país, para ver se também neste caso houve falha nos tubos de pitot, os sensores de velocidade suspeitos de terem causado o acidente da Air France. Procurada novamente, a TAM diz que não comenta investigações em andamento. Abaixo, um resumo da conversa:

 

FOLHA - O acidente da Air France foi com um Airbus e a TAM também tem este modelo de avião [A330]. As pessoas se perguntam: a aeronave é segura?
BARIONI
- Foi o primeiro acidente [deste modelo] da Airbus até hoje. São, se não me engano, 2.000 aviões voando e 38 milhões de passageiros transportados, não só na nossa frota, no mundo todo. É um avião seguríssimo, com certeza. Foi uma infelicidade, estamos todos tristes, aguardando a investigação. Mas, com certeza, é um avião muito seguro.

FOLHA - Qual a sua opinião sobre o acidente?
BARIONI
- Neste caso, eu falo mais do que como comandante. Eu falo como investigador de acidentes: um acidente dessa monta precisa de mais de um ano para ser investigado. São milhares de frentes de ação, que já estão sendo trabalhadas. Qualquer opinião agora é absolutamente prematura. Tem que esperar mesmo.

FOLHA - O que aconteceu com o Airbus da TAM que vinha de Miami para São Paulo, teve uma queda inesperada e deixou vários passageiros machucados?
DAVID BARIONI NETO
- Uma turbulência. O avião está sujeito a turbulências. As pessoas às vezes se esquecem de que avião voa no ar. Assim como o navio pega o mar revolto, é normal que o avião pegue turbulência.
Não há nada de anormal. Eu acho interessante quando as pessoas pegam um fato corriqueiro e fazem disso algo anormal. Turbulência acontece todo dia, no mundo todo.

FOLHA - Mas mesmo desta gravidade?
BARIONI
- Foi uma turbulência leve, na realidade, que acontece em qualquer empresa em qualquer lugar. Normalíssimo. Os passageiros estavam sem cinto, mas não foi nenhuma turbulência forte. Foram ferimentos leves. Um pulso, se não me engano, e um tornozelo [que foram quebrados]. Ferimentos leves, claro, de passageiros que não estavam usando cinto.
Aliás, vale o lembrete: passageiros sentados a bordo, cinto de segurança todo o tempo. Isso é importante, é norma de segurança. Quem não está com cinto corre riscos por sua conta.

FOLHA - Os passageiros que se feriram no voo vão receber algum tipo de indenização?
BARIONI
- Olha, aquelas pessoas que tiveram algum ferimento, a empresa já as socorreu [a TAM diz que pagou despesas médicas, hospitalares e de transporte e procedimentos que os convênios não cobriam, como home care]. E não há necessidade de qualquer outro tipo de apoio, porque elas foram assistidas em toda a sequência.
Nós prestamos atendimento às famílias. No que for necessário, nós estamos aí para auxiliá-las.

Leite derramado
O ex-dirigente do Vasco, Eurico Miranda, está sendo executado por uma indenização de cerca de R$ 1,5 milhão que foi condenado a pagar à Parmalat. Há mais de dez anos, ele declarou ter recebido denúncia de que a empresa patrocinaria um esquema de R$ 300 mil para beneficiar o Palmeiras no Campeonato Brasileiro. Os advogados da Parmalat pediram que a casa do cartola em Angra dos Reis (RJ) vá a leilão.

LEITE DERRAMADO 2
Os advogados de Miranda tentam recorrer para impedir a execução imediata.

ESTAVA ESCRITO
As declarações peremptórias do ministro José Múcio (Relações Institucionais) em apoio ao presidente José Sarney, ontem, foram precedidas de longo e discreto encontro que os dois tiveram na casa do presidente do Senado.

PARADIGMA
E o neto de Sarney, José Adriano Sarney, estuda abrir processo contra jornalistas que fizeram matérias sobre sua atuação na área de empréstimos consignados no Senado. A família resiste. O ex-presidente se orgulha de não ter movido processos contra jornalistas em sua longa carreira política.

ESPINHOS
O deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) é um dos cotados para substituir Múcio quando ele deixar o cargo para ocupar vaga de ministro do TCU (Tribunal de Contas da União). Em seu caminho, no entanto, há pedras como o PTB e o PR, que resistem à indicação.

SAMBA DASPU
A Daspu lança em julho, na quadra da escola de samba Vai-Vai, a sua coleção verão 2010, chamada "Da Farofa ao Caviar". As roupas são inspiradas nos botequins e salões de festa, "mostrando que as prostitutas circulam por todos os lugares e são muito bem-vindas neles", diz o material da grife.

MINISTROS NA RODA
Na festa junina da Granja do Torto, na noite de sábado, o presidente Lula resolveu comandar a brincadeira da "dança das cadeiras", com ministros e assessores. Ele mesmo tirava os participantes que perdiam, mas os nomes mais badalados, como Dilma Rousseff (Casa Civil), José Gomes Temporão (Saúde) e Fernando Haddad (Educação), não entraram na roda. O vencedor foi o ministro Pedro Brito, da Secretaria Especial dos Portos. O vice, o fotógrafo oficial da Presidência, Ricardo Stuckert.


LULA PASSA O CHAPÉU
Depois das cadeiras, Lula comandou a brincadeira do chapéu -aquela em que o objeto é passado de cabeça em cabeça e, quando a música para, quem está com ele é eliminado. O fotógrafo Stuckert desta vez foi à forra: ganhou de Fábio Luís (o "Lulinha"), filho do presidente, na rodada derradeira.

EMÍLIA
Os convidados receberam como lembrança uma boneca de pano e um cartão em que Marisa e Lula, assinados nessa ordem, pediam aos "santos juninos" a "energia" para "continuar a nossa luta".

ESCALADA
Apesar de só permitir a entrada de "members" (membros) convidados ou aprovados por um conselho e focar no público AAA, a balada B4, inaugurada neste mês no Itaim, não possui banheiros acessíveis para deficientes. Para alcançar o toalete, é preciso subir dois lances de escada. A casa diz que o banheiro acessível não foi previsto no projeto original e que os deficientes podem usar os sanitários do restaurante Ecco, que fica no térreo do prédio do B4 e pode ser alcançado por elevador.

NOBEL
O romance mais recente do Prêmio Nobel de literatura J.M.G. Le Clézio ganha versão em português em outubro. "Ritournelle de la Faim", que tem o nome provisório de "O Estribilho da Fome", será lançado pela Cosac Naify como parte da parceria da editora brasileira com a francesa Gallimard. Para a Flip, a Cosac trará a diretora da Gallimard Anne-Solange Noble para participar de uma mesa sobre intercâmbios literários entre Brasil e França, no sábado, em Paraty.

NEW YORK DAS ÍNDIAS
Juliana Paes atacou de cantora, com "New York, New York", em show beneficente para a Fundação do Câncer, no domingo, no Vivo Rio. Nos bastidores, o galã Rodrigo Lombardi, que também participou do evento e faz par romântico com Juliana em "Caminho das Índias", disse que a química entre o casal na verdade é técnica. "Todos os movimentos são tão ensaiados. Onde vai ficar a mão, a boca, agora mais perto, agora afasta... Entende?" Disse ainda que a parceria da dupla está rendendo frutos. "Outro dia eu até fui a um desfile no lugar dela. Ela me pediu, estava na correria, sem tempo", ri.

CURTO-CIRCUITO
O VIOLONISTA DINAMARQUÊS Jens Viggo Fjord e o músico carioca Rogério Souza fazem apresentação gratuita hoje, a partir das 19h, no Sesc Avenida Paulista. Livre.
A TRADITIONAL JAZZ BAND se apresenta hoje, às 22h30, no Bourbon Street. Classificação etária: 18 anos.
A CANTORA Adriana Mezzadri faz pocket show hoje para os convidados do evento "#SkinTime", encontro de blogueiros organizado por Julia Petit e pela SkinMax.
AMILCARE DALLEVO e Marcelo de Carvalho lançam hoje o portal da RedeTV! com coquetel para convidados, no Jockey Club.

com ADRIANA KÜCHLER e DIÓGENES CAMPANHA e LEANDRO NOMURA


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Marca de família
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.