São Paulo, terça-feira, 30 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-VJ, Gastão comanda série "Moda e Música"

Programa de 13 episódios quinzenais discutirá influências musicais nas roupas

Na estreia, que tem reapresentação hoje, ele entrevista Marcelo Sommer e Iggor Cavalera para tratar do heavy metal fashion


BRUNA BITTENCOURT
DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos principais VJs da MTV nos anos 90, Gastão Moreira volta à TV depois de quase seis anos longe dela. "Não chega a ser um retorno", como ele frisa, mas uma "participação".
Gastão, 42, apresenta no canal pago Fashion TV a série de 13 episódios "Moda e Música".
A cada capítulo, quinzenal, repassa um gênero musical -do punk à música sertaneja- e sua influência na moda.
"Sempre pintam uns convites. Geralmente, eu não faço. Zelo muito pelas minhas esporádicas aparições na TV, mas achei que esse programa seria um bom motivo para voltar à telinha", diz o ex-VJ.
No seu programa de estreia, com reapresentação hoje à noite, "Moda e Música" se debruça sobre o rock e o heavy metal.
Para isso, ouve nomes como o baterista Iggor Cavalera e o estilista Marcelo Sommer, que falam da estética rockabilly às camisetas de bandas de rock, entre imagens de arquivo.
O ex-VJ conta que teve liberdade para alterar e dar sua interpretação -articulada e por vezes cheia de caretas- ao texto do programa, que evoca seus tempos de MTV.
Gastão chegou ao canal musical um mês antes de ele estrear no Brasil, em 1990. Em oito anos, passou por quase todos os programas da emissora, mas ficou conhecido principalmente por apresentar clipes de rock no "Fúria" e no "Gás Total".
Em 1998, passou a comandar o "Musikaos", na TV Cultura.
"Levamos todo mundo para o programa: Skank, Jota Quest e nomes que nem tinham gravado nada. Foi a primeira apresentação do Cachorro Grande e do CPM 22", lembra.
Quatro anos depois, cansado da vida em São Paulo, trocou a cidade por Florianópolis. Lá, passou a apresentar o "Gasômetro", um programa de rádio "extremamente caótico". "Eu tocava um reggae roots e, em seguida, uma banda eletrônica de 2000 e um funk de 1972", conta. Só parou de fazer o programa para abrir sua casa de shows na cidade.
Nesse meio tempo, dirigiu "na raça" o documentário "Botinada! A Origem do Punk no Brasil!", hoje disponível em DVD. "Foi um projeto emergencial. As fotos estavam indo e as pessoas, morrendo. Quem tentasse fazer um documentário sobre punk brasileiro daqui a dez anos não ia encontrar nada. Se eu fosse esperar aprovação de verba, não o teria feito."
Gastão conta que tem planos para outros dois filmes de música, dos quais ainda não revela os temas. "Dessa vez, só faço se for devidamente financiado."


MODA E MÚSICA
Quando: hoje, às 11h e às 20h; sextas, às 21h30
Onde: Fashion TV (Sky)
Classificação indicativa: não informada pelo canal



Texto Anterior: Musical da Broadway ganhou três Tony em 1999
Próximo Texto: Crítica: Allen faz cinema coloquial em "O Escorpião de Jade"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.