UOL


São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Tarzan e o Grande Rio
SBT, 15h15.
  
(Tarzan and the Great River). EUA, 67, 99 min. Direção: Robert Day. Com Mike Henry, Jan Murray. Tribo passa a invadir e saquear aldeias vizinhas, transformando os prisioneiros em escravos. Em uma África caótica, Tarzan vai tentar impôr a paz.

Kingpin - Estes Loucos Reis do Boliche
Globo, 15h25.
  
(Kingpin). EUA, 96, 113 min. Direção: Peter Farrelly/Robert Farrelly. Com Woody Harrelson, Randy Quaid, Bill Murray. Nessa comédia, Harrelson é o ex-campeão de boliche, frustrado com a vida, que encontra um promissor talento em uma comunidade amish. Juntos, eles partirão para um confronto que poderá render uma vingança para Harrelson, além do prêmio propriamente dito.

Intercine
Globo, 1h45.

As opções de hoje são as comédias "A Salvo" (96, de Todd Haynes, com Julianne Moore, Peter Friedman) e "Testa-de-Ferro por Acaso" (76, de Martin Ritt, com Woody Allen, Zero Mostel).

Sem Jeito para Morrer
Globo, 3h50.
   
(Short Time). EUA, 90, 100 min. Direção: Gregg Champion. Com Dabney Coleman, Matt Frewer, Teri Garr. Policial descobre que tem pouco tempo de vida e decide morrer em serviço para que sua mulher receba uma pensão gorda. O que ele não sabe é que seu exame médico foi trocado por outro, de um motorista de ônibus. Comédia com boa premissa. (BYS)

HQs inspiram adaptação

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Fernando Sabino tem (ou teve) o dom da narrativa curta, não o domínio do romance. Os seus costumam ir aos trancos e barrancos, ao contrário dos curtos incisivos, que publicava sob o nome de crônicas.
O problema de filmes como "O Homem Nu" (Canal Brasil, 11h30) é como transformar essa pequena história num longa-metragem. Na versão de 1967, de Roberto Santos, a que passa hoje, foi o uso inventivo da linguagem que permitiu contornar o problema: não é ao acrescentar episódios e encher o tempo que o filme se resolve, mas ao optar por uma narrativa dinâmica, emprestada não raro às histórias em quadrinhos.
Aí, Santos encontra o equivalente da idéia original de Sabino: uma situação dramática (para quem a vive) que, aos olhos de quem vê, é cômica.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Maluf causa turco-circuito na torre Eiffel!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.