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OUTRA FREQUÊNCIA
Rádios iniciam "maratona" pelos 450 anos de SP
LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
Além de um bom motivo para a produção de eventos de
lazer e cultura em São Paulo, a comemoração dos 450 anos da cidade já se transformou numa verdadeira corrida por anunciantes.
Em tempos de crise, os veículos
de comunicação enxergam na
efeméride uma oportunidade para ganhar fôlego. As TVs, como de
costume, saíram na frente e começam a vender pacotes e mais
pacotes ao mercado publicitário.
Na Globo, até minissérie será produzida em homenagem à capital.
O rádio -um setor menos articulado do que o da televisão-
acorda aos poucos para a possibilidade de transformar o 25 de janeiro de 2004 em chamariz para
ouvintes e propaganda.
AMs, que sofrem com a queda
progressiva de audiência e anúncios, vêem no aniversário de São
Paulo uma chance de resgate de
sua importância para a cidade -
e para o mercado publicitário.
As principais emissoras estão
em fase de definição dos projetos.
Nesta semana, a direção da Jovem
Pan (620 kHz) bate o martelo sobre a produção de especiais.
A programação de aniversário
está prevista para estrear em dezembro e permanecer no ar até o
final de 2004. Ou seja, a Pan ficará
por um ano reforçando a marca
de "emissora com a cara de São
Paulo". Planeja explorar história,
economia, curiosidade e comportamento do paulistano. O "São
Paulo Agora" já está recebendo
no estúdio, uma vez por mês, personalidades ligadas ao município.
Os programas da Eldorado (700
kHz) também entraram na "maratona". Até janeiro, o "Eldorado
à Tarde" reservará o dia 25 de cada mês para uma homenagem a
São Paulo. A série teve início no
último 25 e falou sobre o parque
Ibirapuera. Na próxima segunda-feira, os noticiários da estação colocarão na pauta curiosidades sobre a metrópole.
A Bandeirantes (840 kHz) ainda
não fechou projetos concretos,
mas elabora uma campanha sobre cidadania para ficar no ar de
setembro deste ano a janeiro e articula parcerias com a prefeitura.
Fora isso, há iniciativas isoladas
nas AMs para capitalizar o momento. É o caso, por exemplo, do
"Programa Gente que Fala", da
Trianon (740 kHz), que, a partir
de setembro, realizará um debate
semanal sobre São Paulo com políticos e acadêmicos.
A publicidade ainda não parece
pronta a absorver essa "onda".
Para Antonio Rosa Neto, presidente do Grupo dos Profissionais
do Rádio, o freio no mercado fará
com que a efeméride só seja levada em consideração, no mínimo,
a partir de outubro. Mas, quando
isso acontecer, quem já deu largada, obviamente, sairá na frente.
laura@folhasp.com.br
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