São Paulo, sexta-feira, 30 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Amigos famosos farão show para ajudar a pagar a pensão alimentícia

Dívida leva violonista à cadeia

LUIZ FERNANDO VIANNA
DA SUCURSAL DO RIO

Um dos maiores músicos do país, Hélio Delmiro, 57, está preso há quase dois meses no 5º Distrito Policial de Santos (SP). Com capacidade para 24 homens, a carceragem abriga no momento 140. Diabético, ele tem conseguido tomar os remédios.
O violonista foi condenado a 60 dias de prisão por deixar de pagar, durante 18 meses, pensão à sua segunda mulher, Adriana, mãe de três de seus seis filhos. A dívida está em R$ 11.500.
Delmiro sairá da cadeia no fim da próxima semana, quando a sentença se expira. Mas, se não quitar a dívida em até 30 dias, será detido novamente. Segundo sua atual mulher, Míria Moris, ele foi preso um dia antes de ir para São Paulo começar a dar aulas na Escola Souza Lima, de música. Sem trabalhar, ele não tem como ganhar dinheiro para pagar a ex-mulher.
Amigos de Delmiro como Nana Caymmi, Jards Macalé, Zé Renato, Guinga, Moacyr Luz e Leila Pinheiro farão show terça-feira, no Teatro João Caetano, no Rio, para arrecadar parte da quantia devida. Parentes também estão rifando um violão do músico.
A família tentou evitar a prisão pagando, em maio, três meses de pensão, expediente comum nesses casos. Mas a juíza da 5ª Vara de Família do Distrito Federal - onde vive Adriana -determinou a prisão mesmo assim. Um pedido de habeas corpus também foi negado.
Em 2003, quando o atraso estava em três meses, o músico propôs à ex-mulher parcelar a dívida em dez vezes, o que foi recusado por ela. Recentemente, parentes dele ofereceram um carro antigo, que ela também recusou.
"A família podia fazer uma proposta decente, parcelar em algumas vezes. Estou aberta para fazer um acordo", diz Adriana, para quem "não faz sentido" reduzir o valor total da dívida, porque seus filhos seriam prejudicados. "Eles estão sofrendo, eu também. As pessoas acham que tenho prazer nisso. Gostaria de ver o Hélio brilhando, porque ele merece".
Adriana e Delmiro foram casados por 19 anos, idade das filhas gêmeas do casal. O terceiro filho tem 16. A defesa do músico pretende baixar o valor da pensão.
Delmiro tocou com Elizeth Cardoso, Elis Regina, Milton Nascimento e estrelas internacionais como Sarah Vaughan. Integrou formações jazzistas com músicos de primeira linha como o contrabaixista norte-americano Charlie Haden. Entre os discos que gravou, está um clássico instrumental brasileiro: "Samambaia", com César Camargo Mariano.


Texto Anterior: Personalidade: Jude Law deve fazer papel de Ian Curtis
Próximo Texto: Cinema - Plataforma: "Harmonizamos vida e arte", diz Zhang Ke
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.