São Paulo, sábado, 30 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

televisão

Documentário retrata pilotos latinos na 2ª Guerra

"Esquadrões de Honra", apresentado por João Barone, estreia na segunda

Programa reconstrói a participação da América Latina no conflito com uso intensivo da animação


OSCAR PILAGALLO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A aventurosa e pouco conhecida história dos pilotos latino-americanos que lutaram na Segunda Guerra Mundial será contada num documentário que estreia na próxima segunda, na TV paga.
"Esquadrões de Honra", apresentado por João Barone, baterista dos Paralamas do Sucesso e pesquisador da participação do Brasil no conflito, é baseada em depoimentos de aviadores argentinos, mexicanos e brasileiros.
Um dos aspectos abordados que mais chamam a atenção é a formação da esquadra argentina, uma vez que o país se manteve neutro quase até o fim da guerra.
Voando com a Força Aérea Real britânica, esses voluntários foram os primeiros latinos a entrar em combate, em 1942, e tiveram papel importante nos preparativos do Dia D, a decisiva invasão da costa francesa, em 1944.
Já os mexicanos foram os últimos a se apresentar. Eles atuaram na Ásia, quando os confrontos na Europa já tinham terminado, mas a participação foi tão rápida quanto intensa, pois enfrentaram os ataques suicidas dos kamikazes japoneses.
Quanto aos brasileiros, que começaram a voar na Itália em outubro de 1944, lhes coube a missão de cortar a cadeia de suprimentos do Exército nazista, o que consistia em bombardear alvos, como pontes e estações ferroviárias, atrás das linhas inimigas.
Eram operações arriscadas, como a narrada pelo piloto Rui Moreira Lima. Certo dia, conta, depois de ser atacado em pleno ar, metralhou um tanque alemão e o destruiu. Na fuga, com o avião avariado, chegou a se preparar para saltar, mas retomou o controle do aparelho e conseguiu pousar num campo aliado, onde contabilizou os projéteis que o acertaram: 57.
Como há poucas imagens de arquivo sobre a participação dos latinos, o diretor argentino Jorge Luis Sucksdorf optou pelo uso intensivo da animação, com imagens que reconstroem com realismo os momentos mais dramáticos.
João Barone é desde a adolescência um entusiasta da participação do Brasil na Segunda Guerra. Sem formação em história, interessou-se pelo tema a partir da experiência do pai, um ex-combatente obrigado a trocar o violão amador pelo fuzil.
Para Barone, seu envolvimento com a história dos pracinhas brasileiros contribui para divulgar o assunto. "Meus amigos acadêmicos me agradecem por eu dar um foco mais pop ao tema, o que ajuda no aprofundamento."
Barone tem um documentário ("Um Brasileiro no Dia D") e um livro ("Minha Segunda Guerra") sobre os expedicionários. Está finalizando um segundo documentário ("O Caminho dos Heróis"), com imagens captadas na Itália, e prepara um livro a ser lançado em 2012 pela Ediouro, nos 70 anos da declaração de guerra do Brasil ao Eixo.

OSCAR PILAGALLO é jornalista e autor de "A História do Brasil no Século 20" (Publifolha).

NA TV
Esquadrões de Honra
Estreia do documentário
QUANDO estreia no dia 1o, às 22h, no History Channel
CLASSIFICAÇÃO não informada




Texto Anterior: José Simão: Sandy! A Devassa fez efeito!
Próximo Texto: Laertevisão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.