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América Latina exibe oito títulos
DO ENVIADO ESPECIAL A VENEZA
Um total de oito produções ou
co-produções latino-americanas
participam desta edição do Festival de Veneza. O cinema argentino puxa a fila, com quatro filmes
selecionados para as mostras paralelas.
A superprodução policial "Plata
Quemada", adaptada por Marcelo Piñeyro do romance homônimo de Ricardo Piglia (no Brasil,
publicado pela Companhia das
Letras), participa da mostra "Sogni e Visioni" (Sonhos e Visões).
"Esperando al Mesias", de Daniel
Burman, está em "Cinema do
Presente".
A seção "Nuovi Territori" (Novos Territórios) selecionou "Invocácion", uma co-produção com a
Espanha dirigida por Vincent
Fremont, Fred Kelemen e pelo
chileno Patricio Guzman. O diretor Lucho Bender emplacou "Felicidades" na "Settimana della Critica" (Semana da Crítica).
O cinema brasileiro vem a seguir, com "Palavra e Utopia" e "O
Rap do Pequeno Príncipe contra
as Almas Sebosas".
A Colômbia disputa o Leão de
Ouro como co-produtora do policial "La Vierge des Tuers" (A Virgem dos Matadores), de Barbet
Schroeder. Por fim, um raro filme
venezuelano a alcançar a mostra
italiana é "Sangrador", de Leonardo Henriquez.
Sade e Beckett
Desde o ano passado, a sessão
coruja diária, em torno da meia-noite, fortaleceu-se rebatizada como "Sogni e Visioni" (Sonhos e
Visões).
É uma das sacadas do festival. A
crítica pode ser cabeça-dura, mas
nem ela é de ferro. A mostra encerra o cardápio cotidiano de
quatro ou cinco filmes com um
representante do cinema comercial de qualidade.
Neste ano, os destaques são
"Der Krieger und die Kaiserin" (A
Princesa e o Guerreiro), o primeiro filme de Tom Tykwer depois
de "Corra Lola, Corra", o polêmico "Sade", de Benoît Jacquot, a
extravagância de Roberta Torre
em "Sud Side Stori" e três atrações da safra do verão norte-americano: "U-571", "A Cela", com
Jennifer Lopez, e o suspense "Revelação", com Harrison Ford e
Michelle Pfeiffer, que estréia nesta
sexta-feira no Brasil.
O centenário de nascimento do
dramaturgo irlandês Samuel Beckett pauta um ciclo com adaptações recentes rodadas na Inglaterra. Entre outras, destacam-se
"Krapp's Last Tape", por Atom
Egoyan, "Catastrophe", por David Mamet, "Play", por Anthony
Minghella, e "End Game", por
Conon McPherson.
Por falar em teatro, o mestre canadense Robert Lepage reexercita-se atrás das câmeras com "Possible Worlds" (Mundos Possíveis), estrelado por Tilda Swinton.
Dentro do mesmo ciclo, Ed
Harris debuta na direção com
"Pollock", seu antigo projeto de
biografia do líder do expressionismo abstrato americano.
(AL)
Site do festival: www.labiennale.org
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