São Paulo, segunda-feira, 30 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Governo quer impor ombudsman nas TVs

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O Ministério da Justiça e o Ministério Público Federal estão tentando impor às emissoras de TV uma estrutura interna parecida com a figura do ombudsman.
Minuta de "termo de compromisso" apresentada pelos dois órgãos às redes no último dia 3 prevê que as emissoras terão um departamento interno, com "independência funcional", para "zelar pelo respeito aos princípios constitucionais" e "receber e encaminhar internamente reclamações, sugestões e críticas formuladas por espectadores, organizações da sociedade civil e órgãos públicos, a respeito da programação".
O "ombudsman" também seria responsável pelo cumprimento do "termo de compromisso". Pelo termo, governo e Ministério Público dariam uma trégua às TVs, deixando de acioná-las na Justiça em caso de excessos.
Em contrapartida, as emissoras se comprometeriam a não exibir "pegadinhas" e jornais policiais antes das 20h e se absteriam de "realizar programas no estilo ‘reality show’ cuja finalidade seja a exploração da intimidade dos participantes" e de exibir, em programas infantis, propaganda de brinquedos e alimentos para crianças.
As TVs vêem na obrigatoriedade de ombudsman uma ingerência externa. Elas têm até o dia 3 para dar sugestões ao governo, mas não deverão fazê-lo. Para Dennis Munhoz, presidente da Record, o "termo" acaba com "realities" e programas infantis.

OUTRO CANAL

Risada 1 A Globo vai exibir em 30 de abril de 2005, na semana em que comemora 40 anos, um especial de humor. O programa irá juntar o elenco de todos os humorísticos da emissora, entre eles o "Casseta & Planeta" e o "Zorra Total" e o ainda inédito "Os Aspones" (comédia de situações que estréia em novembro).

Risada 2 No especial, os personagens dos humorísticos fazem um programa em uma emissora que está entrando no ar.

Correto 1 Será lançada amanhã no Palácio do Planalto, pelo presidente Lula, a campanha "A Cor da Cultura", uma parceria do governo com a Globo e a Fundação Roberto Marinho, entre outras entidades, para valorizar a história e a cultura afro-brasileira.

Correto 2 Pelo acordo, serão realizados 56 programas de TV. A Globo irá fazer quatro edições do "Ação" sobre iniciativas afirmativas. O canal pago educativo Futura (da Fundação Roberto Marinho) irá produzir e exibir programas voltados à formação de professores de história da África, de incentivo à leitura de autores negros e sete documentários sobre orixás.

Amostra As inscrições do quinto "Big Brother Brasil" começam nesta quarta apenas no portal Globo.com. Como "estímulo", o portal irá exibir 200 vídeos das edições anteriores.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.