São Paulo, terça-feira, 30 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Risco de bebê nascer no programa motiva debate no país

"Reality show" com grávida puxa audiência de rede de TV holandesa

DA REPORTAGEM LOCAL

A última versão do programa "Big Brother" holandês, que estreou no último domingo, tem uma mulher grávida de sete meses que, se não for eliminada do "reality show", poderá dar à luz ao bebê ao vivo na TV.
Nesta semana, o Ministério das Relações Sociais da Holanda irá decidir se o bebê poderá aparecer na TV. Em princípio, segundo a porta-voz do ministério Bea Versteeg, não há objeções quanto à participação do recém-nascido no programa, desde que a criança esteja diante das câmeras o tempo permitido -pela lei holandesa, crianças com menos de sete anos podem aparecer, no máximo, quatro vezes na TV, por não mais de quatro horas em cada exibição.
Como as filmagens do programa acontecem durante todo o dia, o bebê não poderá ser a estrela do "reality show".
Um representante da Endemol, a produtora holandesa que criou a série "Big Brother", disse que a empresa ainda não sabe quando a mulher, identificada apenas por seu primeiro nome, Tanja, irá entrar em trabalho de parto. "Ela poderá ser eliminada do programa antes disso", disse Cathelijne Nijssen, porta-voz da Endemol.
Nijssen afirmou que, de qualquer maneira, o programa não oferece riscos ao nascimento do bebê, que será apresentado de "maneira adequada". "Conversamos com ginecologistas e psicólogos, e eles acham que pode ser melhor ter um bebê na casa do "Big Brother" do que no hospital."
O bebê de Tanja, segundo os produtores, poderá ficar cerca de 49 dias no programa.
A gravidez elevou os índices de audiência da Talpa, rede de televisão holandesa que é propriedade de John de Mol. De Mol é conhecido como o criador do "Big Brother" original, que deu início a era dos "reality shows" na TV. "Tivemos 1,5 milhão de telespectadores na noite passada [domingo], o que representa o segundo melhor lugar [de audiência] no país, atrás apenas das partidas de futebol do fim de semana", contou Nijssen.
Foram revelados poucos detalhes sobre Tanja, que tem 27 anos, vive em Groningen, cidade no norte da Holanda, sonha em estudar direito e ficou grávida por acidente. Ela afirmou que a casa do "Big Brother" pode ser "o lugar ideal para ter o bebê".
Tanja chocou os outros participantes porque tem fumado muito desde que entrou na casa. O prêmio para o vencedor é de US$ 491 mil (cerca de R$ 1,2 milhão).


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Música: Festival de Reading pega fogo com M.I.A.
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.