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Paranóia e mistificação
da Reportagem Local
Há mais diferenças entre o cinema americano e o argentino do
que pode imaginar nossa vã filosofia. É só comparar o esquizofrênico "Inimigo do Estado" com o
angustiado "Cinzas do Paraíso".
O diretor argentino Marcelo Piñeyro ("Tango Feroz") teve o talento de transformar a investigação do assassinato da jovem Ana
(a sensual Leticia Brédice), que
acontece no mesmo dia do suposto suicídio do juiz grego Makantasis (Héctor Alterio), num instingante jogo de poder e sedução.
A juíza Beatriz Teller (Cecilia
Roth) tem de se decidir entre os
irmãos Alejandro (Nicolás Abeles), namorado de Ana, Nicolás
(Daniel Kuzniecka) e Pablo (Leonardo Sbaragia), filhos do juiz,
que confessam o crime.
Piñeyro constrói uma trama sofisticada, narrada no presente (da
investigação) e no passado (blocos descrevendo os irmãos e a garota), um desafio ao espectador.
A ligação entre o suicídio e o assassinato é corrosiva, a brasa que
desmistifica o paraíso, já perdido.
Não se pode dizer o mesmo de
"Inimigo do Estado", mais um
malabarismo formal de Tony
Scott ("Ases Indomáveis"). Para
encenar a invasão de privacidade
de um advogado yuppie (o rapper
Will Smith, de "Homens de Preto"), Scott não hesita em encenar
uma perseguição via satélite pelas
ruas, ousadia tecnológica acompanhada de ostensivo merchandising de aparelhos eletrônicos.
Ao advogado, vítima inocente
de uma conspiração do serviço
secreto americano pelo controle
das telecomunicações, só resta
pedir ajuda a um ex-agente (Gene
Hackman), o único capaz de furar
o aparato para "apagar a testemunha" indesejável. A paranóia reveste o planeta, mania de grandeza dos americanos, que querem
exportar até seus medos.
(FG)
Filme: Cinzas do Paraíso
Gênero: policial
Produção: Argentina, 1997, 116 min.
Direção: Marcelo Piñeyro
Avaliação:
Filme: Inimigo do Estado
Gênero: suspense
Produção: EUA, 1998, 131 min.
Direção: Tony Scott
Avaliação:
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