UOL


São Paulo, terça-feira, 30 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERSONALIDADE

Inglês representou Menuhin e Barenboim

Produtor musical Ian Hunter morre aos 84 anos no Reino Unido

DA REPORTAGEM LOCAL

O inglês Ian Hunter morreu aos 84 anos em Balcombe, West Sussex, no Reino Unido, no dia 5 de setembro, anunciou anteontem seu assistente. A causa da morte não foi informada.
Importante representante de músicos eruditos, Hunter promoveu a carreira de nomes como Yehudi Menuhin, Daniel Barenboim e Claudio Arrau.
Ele começou sua carreira na música em 1947 como assistente de Rudolf Bing, diretor artístico do primeiro Festival de Edimburgo, hoje um dos mais respeitados festivais de artes da Europa. Depois de três anos, com a saída de Bing, Hunter assumiu o evento e manteve-se na direção artística entre 1951 e 1955. Ao evento predominantemente musical, sir Hunter, título que recebeu em 1983, adicionou uma mostra paralela de artes plásticas.
Hunter ainda criou, entre outros, o Festival Internacional de Música de Bath, na Inglaterra, em 1948, além de outros festivais britânicos, como os de Londres, Brighton, Windsor e Malvern e um em Hong Kong.
Em 1951, organizou a primeira visita da Filarmônica de Nova York à Europa do pós-guerra.
Hunter ainda presidiu a Harold Holt Ltd., hoje Askonas Holt, uma agência de gerenciamento de músicos.
Ian Bruce Hope Hunter nasceu perto de Londres em abril de 1919 e estudou música no Fettes College em Edimburgo.

Texto Anterior: Memória: Realizações e polêmica perpetuam Kazan
Próximo Texto: Panorâmica - Poesia: Régis Bonvicino lança novo livro de poemas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.