São Paulo, domingo, 30 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Duas Caras" é a 1ª da Globo em alta definição

DA REPORTAGEM LOCAL

"Duas Caras" é a primeira novela da Globo toda gravada em alta definição (HDTV). Para o telespectador isso fará pouquíssima diferença. O ganho de imagem que ele terá agora será praticamente imperceptível. A diferença, para dar uma idéia, é como a que se observava quando terminava "Paraíso Tropical" e entrava um filme.
A alta definição é uma das características da TV digital, que tem estréia prevista para 2 de dezembro, só em São Paulo. No Rio, isso ocorrerá em abril ou maio de 2008. Nas outras grandes capitais, daqui a um ano.
Para tirar proveito da alta definição, o telespectador terá que comprar um televisor "full HD", com resolução de 1.080 linhas por 1.920 pixels, o que dará uma definição de imagem seis vezes maior do que a atual. Esses televisores custam a partir de R$ 5.500. Atenção: existem aparelhos mais baratos, que se dizem "HDTV ready" (prontos para HDTV), mas que têm resolução menor, de 768 linhas por 1.366 pixels.
Caso o televisor "full HD" não tenha um embutido, será necessário comprar o conversor (set-top-box), que custará cerca de R$ 800.
Quem já tem um televisor de plasma ou LCD, embora sem "full HD", terá ganho de imagem e de som se comprar um conversor, mas não tirará proveito pleno da HDTV.
A alta definição tem o formato de tela 16:9, retangular, mesma proporção do cinema. Mas a Globo está gravando "Duas Caras" no 4:3, o dos televisores analógicos, mais quadrado. Isso porque mesmo após a estréia da TV digital, pouca gente terá acesso a televisores ou conversores HDTV. As gravações em HDTV exigem mudanças na maquiagem, que tem de ser uniforme e mais densa para corrigir as falhas, e nos cenários, que ficam mais horizontais e têm de ter acabamento impecável. Em "Duas Caras", a Globo trocou revestimentos de fibra de vidro e pisos sintéticos por materiais como tijolos e granito. (DANIEL CASTRO)


Texto Anterior: Outro lado: José Dirceu não comenta as críticas
Próximo Texto: Nova novela esclarecerá o que é dislexia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.