São Paulo, quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MC paulistano se destaca como empreendedor do rap

DA REDAÇÃO

A fala tranquila e delicada de Leandro Roque não demonstra o talentoso improvisador que ele é. Diante de sua habilidade se curvam até os rappers do Rio, lugar onde o "hip hop" tem longa tradição de batalhas de "freestyle". Em 2006, ele protagonizou uma disputa que Cesar Schwenck, produtor da Liga dos MC's e da Batalha do Real, considera "histórica": venceu o MC Gil na final da Liga e foi o primeiro paulista a ganhar o evento carioca, onde o público é quem escolhe o melhor.
Esse pensamento ligeiro chamou a atenção do produtor Felipe Vassão -que já trabalhou com Elza Soares e Rock Rockets-, quando Roque nem pensava em ser Emicida. Foi Vassão quem o convidou para ser estagiário de uma produtora na época em que, adolescente, se dividia entre desenhar histórias em quadrinhos e compor suas primeiras letras.
O jeito com o traço rendeu a Roque a publicação de uma HQ pela Companhia das Letras, cujos 10 mil exemplares foram distribuídos em casas de cultura paulistas.
Dos quadrinhos para as rimas, Emicida segue sempre reinventando. Quando percebeu que é curta a fama dos MCs que vivem de "batalhar", resolveu fazer um CD. Para isso, não se apertou: juntou 25 músicas, chamou parceiros como Vassão, Marechal e Slim Rimografia para produzir as faixas e botou nas ruas o CD-R "Pra Quem Já Mordeu um Cachorro por Comida Até que Eu Cheguei Longe", inspirado no esquema de vendas das mixtapes, comum nos Estados Unidos.
Lá, esses CDs mixados são utilizados por artistas como Kanye West e 50 Cent para bombar novas rimas nas ruas.
O disquinho aumentou seu cachê, rendeu shows por todo o Brasil e o convite de duas gravadoras para fazer seu disco de estreia -ele prefere manter os nomes em segredo. Mas Emicida quer muito mais. Criou um site, o www.noiz.com.br, que ele, ambiciosamente, pretende transformar numa revista de cultura urbana. (AFS)


PRA QUEM JÁ MORDEU UM CACHORRO ATÉ QUE EU CHEGUEI LONGE

Artista: Emicida
Gravadora: independente; R$ 2, pelo e-mail vendas@emicida.com




Texto Anterior: O matador
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.