São Paulo, quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA COMÉDIA

"Comer, Rezar, Amar" acumula clichês da comédia dramática

RICARDO CALIL
CRÍTICO DA FOLHA

Você já viu um filme em que uma mulher em crise matrimonial vai à Itália para redescobrir os prazeres simples da vida. Você viu outro em que a protagonista procura na Índia a iluminação.
E ainda um terceiro, no qual uma moça tira férias em uma praia paradisíaca -na Indonésia, quem sabe- e acaba esbarrando no amor, talvez de um latino.
Mas você provavelmente nunca viu todos eles reunidos em um único filme. Essa é a proposta de "Comer, Rezar, Amar": comédia dramática 3 em 1 que domina o mundo não pela novidade, mas pelo acúmulo; um tríptico que contempla não só alguns, mas quase todos os clichês do gênero. A estreia é amanhã.
Julia Roberts viu no best-seller autobiográfico de Elizabeth Gilbert, no qual o filme se baseia, a possibilidade de despertar as fantasias gastronômicas, espirituais e românticas do público; o desejo de largar tudo e recomeçar.
Dirigido por Ryan Murphy (criador da série "Glee"), "Comer, Rezar, Amar" prega aos convertidos: para os amantes de comédias ou dramas românticos edulcorados, a produção oferece o prazer fácil do "pot-pourri".
Quem não se inclui na categoria dificilmente verá graça -a não ser no sotaque de Javier Bardem falando "português" no papel do brasileiro que seduz Liz/Julia.
Todo homem deveria fazer esforço para entender a alma feminina. Hoje isso pode significar assistir à adaptação de um livro vendido para 4 milhões de pessoas -mulheres, em sua maioria absoluta. Mas talvez seja pedir demais.


COMER, REZAR, AMAR

DIREÇÃO Ryan Murphy
PRODUÇÃO EUA, 2010
COM Julia Roberts, Javier Bardem e James Franco
ONDE estreia amanhã nos cine Bristol, Anália Franco e circuito
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO regular


Texto Anterior: Bom e barato: Pasta d'autori serve massas feitas na casa, despretensiosas e de boa qualidade
Próximo Texto: Contardo Calligaris: Lobby cristão e casamento gay
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.