São Paulo, sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

João Donato leva disco antibossa nova a show

ROCK IN RIO 2011 Compositor toca canções de "A Bad Donato" com Céu

Álbum emblemático, lançado em 1970 apenas nos EUA, é o mais experimental da carreira do músico

MARCUS PRETO
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

O encontro do veterano compositor João Donato com a jovem cantora paulista Céu hoje à tarde, no Rock in Rio, diz muito sobre a história do acreano.
Ele vai reinterpretar um de seus álbuns mais emblemáticos, "A Bad Donato", lançado em 1970 nos EUA -e só lá. Sua vida mudaria radicalmente a partir desse trabalho.
Mas também diz muito sobre o presente -e o futuro- de Céu, uma das cantoras mais bem-sucedidas da nova geração, que assume a influência de Donato em seu DNA.
O álbum só chegou ao Brasil em 2006, quando a gravadora Dubas o relançou. Quando gravou o disco, Donato vivia nos EUA havia dez anos -entrou no estúdio para romper com os padrões estéticos da bossa nova, que ainda regiam sua obra.
Estava fissurado em James Brown, em funk e na psicodelia que vivia seus melhores momentos com Beatles, The Byrds e Pink Floyd. Fez seu trabalho mais experimental, com arranjos de Eumir Deodato, as baterias de Dom Um Romão e Paulinho Magalhães, Oscar Castro-Neves no violão, Bud Shank na flauta e músicos das orquestras de Tommy Dorsey e Stan Kenton.
"Eu decidi dobrar todos os instrumentos", lembra Donato. "Dois pianos, duas baterias, duas guitarras." Depois de lançar "A Bad Donato", voltou a morar no Brasil. E, três anos depois, gravaria "Quem É Quem", seu primeiro disco com letras -antes, eram instrumentais.
"Ali eu entendi que só se minhas músicas tivessem letras elas seriam gravadas por outras pessoas", diz. "Música instrumental é bonita, mas ninguém quer regravar."
"Malandro", de "A Bad Donato", que ganhou letra e foi reeditada em "Quem É Quem", é uma das que Céu ensaiou para o Rock in Rio. Também pensou em, ela mesma, colocar versos em alguma melodia daquele álbum. Mas não o fez. "É muito delicado mexer em algo tão sagrado. Leva um tempo para tomar coragem", diz. "Depois do Rock in Rio, isso pode acontecer."

CÉU E JOÃO DONATO
QUANDO hoje, às 15h35
ONDE Palco Sunset - Rock in Rio
QUANTO ingressos esgotados
CLASSIFICAÇÃO livre (menores de 14 anos têm de ser acompanhados de responsáveis legais).


Texto Anterior: 'A Liberdade É Azul' chega às bancas no domingo
Próximo Texto: Cinema - Crítica/Ficção científica: Filho de Bowie mistura experiência genética com thriller de ação
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.