São Paulo, quarta, 30 de setembro de 1998

Texto Anterior | Índice

A atriz Jacyra Sampaio, a Tia Anastácia, morre aos 76 anos

do "Notícias Populares"

O Brasil perdeu na madrugada de ontem um dos ícones mais lembrados pela geração que hoje tem entre vinte e trinta anos de idade. Morreu a atriz Jacyra Sampaio, que interpretou a Tia Anastácia, na adaptação para a TV do "Sítio do Pica-Pau Amarelo", série baseada na obra de Monteiro Lobato.
Sampaio, que tinha 76 anos de idade, era cardíaca e foi vítima de um ataque do coração. Por volta das 3h30 de ontem ela pediu ajuda à sobrinha, Joana Camargo, 25, que vivia com ela. A atriz foi levada inconsciente ao hospital São Paulo, onde os médicos tentaram reanimá-la com massagens cardíacas, sem sucesso.
O enterro da Tia Anastácia aconteceu por volta das 17h de ontem no Cemitério da Colina, em São Bernardo do Campo (SP).
"Quando eu contei aos médicos que minha tia tinha 76 anos, eles perceberam que não seria possível reanimá-la", disse Tuca Camargo, sobrinho de Sampaio.
A atriz estava morando na Vila Mariana (zona sul de SP), há um ano. "Ela sofria do coração e piorou com a morte da irmã Leonídia no ano passado", contou Tuca.
Ele também afirmou que nos últimos meses a atriz estava deprimida e sentia falta de interpretar. "Ela recebeu convites para participar de programas da Rede Globo, mas não pôde aceitar por causa da doença."
Mesmo impossibilitada de atuar, Sampaio continuava contratada pela Rede Globo. Ela era divorciada e não tinha filhos.
Companheiros se comovem
A atriz Zilka Salaberry, que fazia a personagem Dona Benta no "Sítio do Pica-Pau Amarelo", ficou muito abalada com a morte de Jacyra. Elas trabalharam juntas 11 anos e foram grandes amigas.
Salaberry disse à Globo que deixaria seu telefone fora do gancho, porque ficou muito triste com a morte da colega e não queria dar declarações à imprensa.
O ator Canarinho, que fazia o personagem Pedro Malazarte, lembrou o profissionalismo da atriz. "Ela nunca chegava atrasada e sempre sabia o texto."
Já a atriz Rosana Garcia, que fez a Narizinho no "Sítio", considerava Sampaio uma "mãezona".
"Fiquei muito triste. Trabalhei com ela dos 9 aos 14 anos, e uma das coisas que eu lembro com carinho era de colocar a cabeça no peito dela, porque ela tinha uns peitões, e dizer que era o meu travesseirinho", disse Garcia.
André Valli, o Visconde de Sabugosa, se emocionou ao falar da colega. "É muito difícil (chorando). Ela era um anjo, sempre ouvia tudo o que a gente falava. É triste quando morre um ator, mas, neste caso, estou sofrendo pela pessoa"



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.