São Paulo, segunda-feira, 30 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rock in Rio 3 recebe Kool Herc, criador das batidas do hip hop

LEANDRO FORTINO
EDITOR-ASSISTENTE DA ILUSTRADA

Se não fosse por este jamaicano, não existiriam gêneros como o hip hop, o rap, o big beat, o electro e o drum'n'bass. O Rock in Rio 3 anunciou a escalação de sua tenda voltada para a música eletrônica, que inclui a figura lendária de Kool Herc. Ele é o criador dos break beats, base de boa parte dos estilos da música pop moderna.
A história do seu legado começou em 1967, quando Herc se mudou para Nova York, para tentar carreira como DJ.
Percebeu que a pista de dança chegava ao ápice durante o peso da linha de baixo, da percussão e dos instrumentais do funk (mais do que durante vocais, guitarras e metais). Começou então a repetir essas pequenas sessões usando duas cópias do mesmo disco em diferentes toca-discos. Batizou a técnica de break beat.
Ele vem ao país pela primeira vez e é o verdadeiro nome de peso da chamada tenda Eletro do Rock in Rio 3, já que boa parte dos outros escalados já esteve no Brasil.
Mesmo assim, há DJs que merecem ser vistos mais uma vez (leia escalação ao lado). São os casos do alemão de tecno Westbam e do inglês Fabio, de drum'n'bass, que estiveram no Brasil em junho passado, apresentando-se no festival Skol Beats.
O Rio, cidade sem tradição em DJs de música eletrônica, estranhamente emprestará 14 DJs, contra dois de São Paulo. A única exceção fica por conta do talentoso carioca Felipe Venancio, que hoje mora em São Paulo.


Texto Anterior: Crítica: Álbum é um tratado de pequenas belezas
Próximo Texto: Tenda eletro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.