São Paulo, terça-feira, 30 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERUDITO

Com virtuoses, Osusp interpreta hoje Ravel e autores brasileiros

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Orquestra Sinfônica da USP faz hoje, na Sala São Paulo, uma interessante apresentação, graças a dois virtuoses brasileiros, os solistas Elisa Fukuda (violino) e Fábio Caramuru (piano).
E no programa, ao lado de Maurice Ravel, em "La Valse", escolhas brasileiríssimas: o "Choro para Violino e Orquestra", de Camargo Guarnieri, a "Suíte Tom Jobim", encomendada pela Osusp a Adail Fernandes, e, de Heitor Villa-Lobos, as "Bachianas nº 8".
O maestro Carlos Moreno, diretor da Osusp e que estará regendo o concerto, justifica suas escolhas. "A peça de Ravel é desafiadora, complexa no ritmo e na afinação." As peças de Jobim "são mais que um arranjo ou uma justaposição de temas". Fernandes escreveu um concerto para orquestra e piano, inspirado no brasileiro.
O solista Fábio Caramuru, em sua discografia clássica, dedicou a Jobim um álbum duplo cujo mérito é o de pôr em relevo a existência de uma alta complexidade musical, que traz embutida a erudição do compositor. Quanto à "Bachianas Brasileiras nº 8", Carlos Moreno acredita que ela traz como característica diferenciada uma idéia extraída das tocatas para órgão de Bach.

Programação de 2008
A Osusp acaba de fechar sua programação para o ano que vem. Trará ineditismo já no dia 17/2, no Auditório Ibirapuera, com o ciclo das "Bachianas" num só concerto. Em 11/3, no teatro Cultura Artística, haverá programa dedicado a extratos sinfônicos das óperas de Richard Wagner. E, em 24/6, o concerto será dedicado ao americano Leonard Bernstein. Beethoven aparecerá em 18/3, na Sala São Paulo, com a "Sinfonia nº 9". Bach estará na série de música de câmara, na Faculdade de Medicina da USP, com os seis "Concertos de Brandenburgo", nos dias 12 e 16 de agosto.
Uma última ousadia. No dia 20/5, para comemorar os 150 anos de nascimento de Giacomo Puccini, a montagem em concerto da ópera "Madamma Butterfly".


SINFÔNICA DA USP
Quando:
hoje, às 21h
Onde: Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, s/nº, tel. 0/xx/11/3223-3966)
Quanto: de R$ 15 a R$ 100


Texto Anterior: Seierstad debate literatura e realidade
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.