São Paulo, sábado, 30 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Elogios à ditadura prejudicaram avaliação crítica dos romances

DO ENVIADO A QUIXADÁ (CE)

No centenário de seu nascimento, ainda intriga o curioso e inusitado caminho que Rachel de Queiroz trilhou politicamente.
Comunista na juventude, a autora defendeu publicamente o governo militar que tomou o poder em 1964.
Os textos políticos da escritora são tema de pesquisa da pós-graduanda Natália Guerellus. Ela estuda as crônicas que Rachel publicou na revista "O Cruzeiro" entre 1945 e 1964.
Num dos textos, publicado em junho de 64, refere-se ao golpe de 31 de março saudando "as alegrias que nos proporcionou a derrubada do janguismo" e a "ascensão do nosso impecável presidente Castelo Branco e da equipe de homens excelentes".
Em agosto do mesmo ano, na crônica intitulada "Manter as Aparências", pede paciência aos que já se desiludiram com a "revolução".
"Como se estava não era possível continuar. E também não se poderia fazer revolução sem repressão."
Duas questões devem ser levadas em consideração aí: a oposição ferrenha que fazia ao governo de João Goulart, presidente deposto pelo golpe a quem via como sucessor do populismo de Getúlio Vargas, e a proximidade com Castelo Branco, de quem era parente distante.
"Rachel tinha horror ao populismo e achava que os militares poderiam ser uma vertente modernizadora na política", diz Guerellus.
"Mas é preciso esclarecer", acrescenta, "que o apoio se limitou ao período de Castelo Branco. Não continuou no resto da ditadura".
Para a pesquisadora Heloisa Buarque de Hollanda, 71, o apoio explícito aos militares prejudicou a avaliação da obra da escritora.
"Eu era uma jovem de esquerda na década de 60 e lembro que os estudos sobre Rachel ficaram congelados nas universidades."
A pesquisadora argumenta que o apoio circunstancial ganhou grande repercussão devido ao "calor da hora".
"A universidade era muito cruel. Eu era muito cruel", ri.
"Mas hoje isso não interfere mais e podemos avaliar o grande talento dela." (MRA)


Texto Anterior: Raio-X: Rachel de Queiroz
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.