São Paulo, sábado, 30 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

MARCOS FLAMÍNIO PERES - marcos.flaminio@grupofolha.com.br

Biblioteca terá R$ 6 mi

A Fundação Biblioteca Nacional receberá R$ 6 milhões para digitalizar e microfilmar seu acervo de periódicos, de cerca de 9 mil títulos. Em entrevista à coluna, seu diretor, Muniz Sodré, afirmou que ao menos 14 milhões de imagens serão disponibilizadas para consulta no portal digital da instituição. A tecnologia de software utilizada será similar à da Biblioteca do Congresso, em Washington. A operação -bancada pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia- tem início em novembro, mas sem data para acabar.



Henry James inédito sai no Brasil
Até então inédita no Brasil, uma das grandes obras da literatura do século 20 ganha tradução na segunda quinzena de novembro, pela editora Cosac Naify.
Publicada em 1903, "Os Embaixadores", do norte-americano Henry James, conta a história de Strether, um circunspecto americano de meia idade que viaja à Europa com a missão de resgatar Chadwick, o filho desencaminhado da senhora Newsome.
O romance, que foi traduzido por Marcelo Pen, contará também com textos do brasileiro Modesto Carone e do inglês Ian Watt, além de trazer aparato crítico e prefácio do próprio autor (1843-1916).

Histórias de 2 vidas muito loucas
Com tiragem inicial de 50 mil exemplares, sai na quarta-feira no Brasil - e em lançamento mundial- a autobiografia do cantor porto-riquenho Ricky Martin. Em "Eu", que será publicada pela editora Planeta, o Justin Bieber dos anos 1980 relembra o sucesso com Los Menudos, o fim do grupo e sua sexualidade. Ele também fala de seu maior sucesso, o álbum "Livin" la Vida Loca", de 1999.
Já Ricardo Amaral, o empresário carioca que dominou a vida noturna do Rio e de São Paulo ao longo dos anos 1970 e 1980, também irá lançar livro de memórias. "Vaudeville" deve chegar às livrarias no final de novembro, pela Leya.

Reprodução
TWITTANDO
A pedido de leitores, a canadense Margaret Atwood desenhou seus personagens na rede social

Candido disperso
Com cinco ensaios até então dispersos, a editora Ouro sobre Azul relança "O Albatroz e o Chinês", livro de ensaios do crítico e ex-professor da USP Antonio Candido originalmente publicado em 2004. São eles "A Culpa dos Reis - Mando e Transgressão no Ricardo 2º", "Romantismo, Modernidade, Negatividade", "Batalhas", "Duas Máscaras" e "A Importância de Não Ser Filósofo".

Bráulio e Young
Roteirista de filmes como "Cidade de Deus" e "Tropa de Elite", o escritor Bráulio Mantovani fechou contrato com a editora Leya para publicar seu primeiro romance. "Perácio, Relatos Psicóticos" sai em novembro.
Já a escritora Fernanda Young lança pela editora Rocco, no ano que vem, "Acho Que Foi Assim - Autobiografia Não Autorizada por Eu Mesma".


Texto Anterior: Dino Buzzati recria mito grego para os quadrinhos
Próximo Texto: Livros: Ficção
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.