São Paulo, sábado, 30 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Regina Silveira cola céu gigante na fachada do Masp

Artista fez nuvens estilizadas em adesivos de vinil que já cobrem 25 das 202 janelas do museu na Paulista

SILAS MARTÍ
DE SÃO PAULO

Regina Silveira está fixando o céu na fachada do Masp. Mandou colar adesivos de vinil com nuvens numa imensidão azul nas 202 janelas do museu na avenida Paulista.
Uma equipe de quatro homens passou os últimos três dias instalando partes desse firmamento no lado de trás do Masp. No total, serão 2.300 m2 de reproduções fotográficas, a maior obra pública da artista. Até ontem, 25 janelas estavam cobertas.
Demoram de meia hora a duas horas em cada uma.
Quem está na Nove de Julho, lá embaixo, tem por enquanto a melhor vista desse céu em formação, que se torna mais nítido à distância, mas não é qualquer céu.
Silveira, que já colou pegadas de animais no pavilhão da Bienal e sombras gigantescas em outras fachadas pelo mundo, transformou a imagem do céu num bordado de ponto e cruz, como se fosse tecido por uma agulha.
"É uma imagem fotográfica do céu, de nuvens, transcrita para essa retícula grossa", diz a artista. "Tinha que opor o artifício a esse céu, pôr a minha marca que nunca tem a ver com o real, tem mais a ver com o simulacro."
Quando a equipe de alpinistas, que se penduram em cordas da fachada, terminar de cobrir todos os vidros do Masp, a obra de Silveira terá um efeito multiplicador do vazio do vão livre, camuflando o prédio contra o céu.
Ou quase, já que esse é um céu que não muda à noite, nem quando chove. E também está bordado na fachada do prédio na Paulista.
"É mais um céu fragmentado pelos espelhos dessa avenida", diz Silveira sobre a obra que deve ser concluída no meio de novembro. "É uma imagem muito viva, muito intensa, que vai se construindo com o tempo."


Texto Anterior: Cinema: Keith Richards está no filme "Piratas 4"
Próximo Texto: Biblioteca Nacional terá R$ 31 mi do BNDES
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.