São Paulo, sexta, 30 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Tiro' traz ação e humor

ALFREDO STERNHEIM
especial para a Folha

Com "Tiro e Queda" ("The Big Hit"), Che-Kirk Wong é mais um diretor de Hong Kong que ganha prestígio no cinema americano, passando a fazer parte do pequeno e brilhante núcleo asiático de Hollywood liderado pelo cineasta John Woo, que, por sinal, é um dos produtores executivos do filme.
O início não causa boa impressão. Mostra um grupo de matadores profissionais invadindo a luxuosa fortaleza de um "chefão" do crime. A aparência é a de uma aventura classe B.
Porém, quando surgem os problemas financeiros de um desses assassinos de aluguel, o jovem Melvin (Mark Wahlberg), um humor absurdo e original passa a ter presença marcante ao lado do morticínio oferecido.
Entre dois amores, Melvin está noivo da judia Pamela (Christina Applegate), mas afunda-se em dívidas por conta de sua vida ao lado de uma mundana. A situação o leva a aceitar o convite de seu colega Cisco para atuar em sequestro a ser feito sem o conhecimento do chefe da organização, o rigoroso Paris.
Eles sequestram a estudante Keiko, desconhecendo que o pai dela, o industrial Nishi, além de estar falido, tem importante ligação com Paris. E este manda seus homens atrás dos raptores.
A confusão aumenta quando Cisco, para livrar sua pele, cria um clima que aponta Melvin como o sequestrador, justamente quando este tem de esconder Keiko em sua casa na mesma ocasião em que hospeda seus futuros sogros.
Com uma trama bem armada e repleta de trapalhões, Che-Kirk Wong fez um filme que mescla de forma positiva a influência do cinema coreografado e impactante de John Woo com uma comicidade anárquica e dinâmica que parece saída dos filmes de Almodóvar. Principalmente nas cenas com a família judia e nas interferências do rapaz da videolocadora.
Amoral na maneira como expõe seus criminosos, "Tiro e Queda" é um ótimo entretenimento tanto para os apreciadores dos filmes de ação (o confronto final é incrível) como para os que desejam rir durante uma hora e meia.
²

Filme: Tiro e Queda Produção: EUA, 1998 Direção: Che-Kirk Wong Com: Mark Wahlberg, Lou Diamond Phillips Quando: a partir de hoje, nos cines Lar Center 1, Top Cine 1, Eldorado 6 e circuito


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.