São Paulo, quarta-feira, 30 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Novela inventa merchandising sociocultural

Zé Paulo Cardeal/TV Globo
PLATÉIA Bianca Comparato, a Maria João de "Belíssima", em gravação de apresentação da Trupe do Peppe (o grupo de teatro da novela) no Anhangabaú, que atraiu curiosos; a cena vai ao ar dia 7

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Substituta de "Belíssima", "Páginas da Vida", que estará no ar durante a campanha eleitoral de 2006, vai inaugurar o "merchandising sociocultural" (fusão de merchansing social com cultural) nas novelas da Globo, segundo seu autor, Manoel Carlos.
Os principais cenários da produção serão uma escola de arte _que ensinará teatro, cinema, dança, canto e música (merchandising cultural)_ e um hospital, por onde se devolverão tramas de síndrome de Down, Aids e outros dramas (merchandising social).
Já existe algum merchandising cultural nas novelas (como o grupo de teatro de rua de "Belíssima"), mas nunca houve uma campanha tão ampla, para diversas expressões artísticas, como promete ter "Páginas da Vida". A escola de arte será sustentada por um mecenas de 80 anos (Tarcísio Meira). "Pretendo fazer um merchandising sociocultural, incentivando os jovens a se interessar por arte", diz Manoel Carlos, expert no marketing de suas obras.
A trama central vai opor Regina Duarte (Helena) a Ana Paula Arósio (Olívia). Regina será uma médica que trabalha no hospital, mantido por freiras (filantrópico), e cuidará de uma menina com síndrome de Down, rejeitada pela família. Olívia, dona de uma galeria de arte, se casa logo nos primeiros capítulos. "Depois ela vai ser a antagonista da Helena na disputa pela criança portadora de Down", adianta o autor.

OUTRO CANAL

Hit "Belíssima" não está bombando apenas no Ibope (sua média até a terceira semana é de 49 pontos, dois a mais do que "América"), mas também nos cofres da Globo. A novela, hoje no 20º capítulo, já está exibindo merchandising (esse comercial mesmo, ao custo de cerca de R$ 500 mil cada ação). O normal é o merchandising aparecer por volta do 40º episódio. "Belíssima" já tem oito ações vendidas.

Guerrilha A Globo experimentou anteontem uma estratégia para reduzir o impacto da baixa audiência de "Bang Bang". Diminuiu a duração da novela, de 55 para 45 minutos. Os dez que perdeu foram para "Força de um Desejo" ("Vale a Pena Ver de Novo").

Segundo tempo 1 A Record conseguiu na noite de sexta-feira, com um ministro de plantão no Superior Tribunal de Justiça (STJ), um efeito suspensivo contra a decisão do Tribunal Regional Federal que deu ao movimento negro direito de resposta por suposta demonização dos cultos afros nos programas da Igreja Universal.

Segundo tempo 2 Não fosse o STJ, o direito de resposta, um programa de uma hora, teria entrado no ar no último domingo.

Grade Agora é oficial: o "Charme", de Adriane Galisteu passa para os sábados no próximo dia 10, das 21h às 22h30. Terá meia hora a mais de duração _preenchida com a sitcom "Nina & Nuno", com Galisteu e Eduardo Martins.
E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: José Simão: Buemba! Tevez faz sucesso em Feíssimo!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.