São Paulo, quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

João Miguel Jr./TV Globo
ANA MARIA ENCHE A GAVETA O diretor Jorge Fernando grava com Ana Maria Braga o ‘Mais Você’ da próxima quarta; de férias em fevereiro, Ana Maria produziu programas no Projac e com auditório

Governo quer ampliar horário livre na TV

O governo federal prepara um novo pacote de regras de classificação indicativa. Quer criar mecanismos que obriguem as TVs a exibir programação com finalidades educativa, cultural, artística e informativa, como prevê a Constituição e determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Segundo José Eduardo Romão, diretor de classificação, há duas tendências: 1) a criação de uma nova faixa indicativa, a do horário recomendado para crianças e adolescentes e 2) a redefinição e ampliação do horário livre, hoje das 8h às 20h.
A mudança será significativa. Os programas, hoje classificados apenas pelas inadequações, passarão a ter de considerar as finalidades constitucionais. Hoje, um programa pode ser livre sem atender a nenhuma finalidade. E pode não ser livre e atender a várias finalidades. Com as novas regras, terá de ser livre e cumprir uma ou mais finalidades.
Romão pretende discutir as mudanças até julho. Se a opção for pelo horário recomendado, ele defende que essa faixa compreenda a que vai das 18h às 22h, a de maior audiência infanto-juvenil. Isso quer dizer que a novela das oito terá que ser livre e educativa _hoje é imprópria para menores de 14 anos. Ou seja, vem aí uma nova "guerra" do Ministério da Justiça com as redes, principalmente a Globo.
A introdução das finalidades na classificação indicativa atende a "provocação" da procuradora da República Eugênia Fávero. O governo deve assinar termo com o Ministério Público Federal se comprometendo com as mudanças.

TRÊS É MELHOR A Globo fará pelo menos mais dois "paredões" de "Big Brother Brasil" com três participantes. Amanhã, durante exibição ao vivo, o telefone da casa tocará. Quem atender receberá a mensagem de que está no próximo paredão. Mesmo que ele seja o líder da semana, que sempre teve "imunidade".

CARTÃO AMARELO Já a líder desta semana, Thalita, foi advertida pela direção de "BBB" por tentar se comunicar com outros parcipantes por mímica, o que é proibido. O talento da filha da atriz Nádia Lippi em dramatizar situações e se passar por vítima já chama a atenção da Globo.

EM ALTA A novela "Duas Caras" registrou anteontem média de 49 pontos, seu recorde até agora.

ORIGINALIDADE O "novo" programa de Xuxa na Globo, no ar aos sábados, a partir de abril, e voltado para toda a família, se chamará "TV Xuxa" _mesmo nome do infantil extinto em dezembro.

REFORÇO A Globo está exibindo chamadas em São Paulo mostrando as vantagens da programação de alta definição, que ela exibe com o selo "HDTV". Assim, tenta contribuir para o "sucesso" da TV digital, que ainda não decolou.

PRATELEIRA Entre os lançamentos em DVD da Globo neste ano, estão previstos os recentes "Antônia" e "O Sistema" e os antigos "A Escolinha do Professor Raimundo", "Chiquinha Gonzaga", "A, E, I, O, Urca" e "Anarquistas Graças a Deus".


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Vamos sair de barco alegórico!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.