São Paulo, quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Bernardo Sardi
JAZZ SOB NEBLINA A atriz Cléo De Páris é uma dançarina de cabaré em "Booker Pittman", de Rodrigo Grota, que narra a passagem do saxofonista por Londrina (PR); o filme é o segundo de uma trilogia que começou com "Satori Uso" e terminará com "Pausa para a Neblina"

BENJAMIN ZANDER

"Ele é tão bobinho, não entendeu o que eu disse"

O regente da Filarmônica de Boston (EUA), Benjamin Zander, falou à Folha à respeito da reação de Paulo Coelho a seu comentário sobre a mulher brasileira, no Fórum Econômico Mundial, domingo, em Davos, na Suíça. O desconforto aconteceu durante um elegante jantar, com personalidades do mundo todo, no Kongress Hotel. "Ele [Zander] disse que, depois de um concerto no Brasil, mulheres levantaram a roupa e mostraram tudo, concluindo "você sabe como são as mulheres brasileiras quando querem demonstrar alegria...'", lembra Coelho. Em meio às gargalhadas, o autor de mais de 100 milhões de exemplares vendidos levantou-se e gritou: "Eu sou brasileiro, estou ofendido com o seu comentário".
Zander pediu desculpas, mas alfinetou: "Ele [Coelho] reagiu como um macho para defender a honra das brasileiras". (Por Maria Cristina Frias)

 

FOLHA - O que o sr. disse que surpreendeu tanto o escritor Paulo Coelho e outros brasileiros?
BENJAMIN ZANDER -
Ah! Eu só estava contando uma grande experiência que eu tive no Brasil. Levei uma orquestra de 110 adolescentes americanos para lá, eles fizeram um concerto de muito, muito sucesso para 30 mil pessoas na praia de Copacabana. Na saída, várias das mulheres, três, na verdade, que eu me lembre, estavam tão animadas, tão felizes que levantaram sua roupa e mostraram tudo... Do meu ponto de vista, foi só para mostrar carinho... Ele [Coelho] é um camarada tão bobinho, não entendeu o que eu disse. Ele é um contador de história, certo? Eu sou um contador de história.

FOLHA - O escritor Paulo Coelho disse que nunca viu isso ocorrer...
ZANDER -
Pode não ter visto, talvez elas só façam isso para estrangeiros [risos], mas do meu ponto de vista foi adorável. Elas só queriam dizer "nós estamos felizes em ver vocês..." e foi o jeito de expressá-lo. Foi exatamente o que aconteceu.

FOLHA - Brasileiros que estavam no recinto consideraram sua fala um desrespeito...
ZANDER -
Eu estou lhe contatando uma história absolutamente verdadeira. Havia várias formas de contar, foi só para dar um colorido, foi [um episódio] totalmente sem importância... Ele considerou como um desrespeito e não teve nada a ver com isso...

FOLHA - Alguns brasileiros presentes ao jantar disseram que foi uma generalização ofensiva a todas as mulheres brasileiras...
ZANDER -
É absolutamente verdade [a história]. E um escritor deveria saber que quando a gente conta uma história sobre três pessoas não está contando sobre a nação toda. Ele entendeu errado. E defendeu a honra das mulheres brasileiras como um macho.

FOLHA - O senhor se desculpou...
ZANDER -
Sim, me desculpei pública e pessoalmente. E ele também poderia ter se desculpado comigo porque interrompeu uma história e você nunca interrompe um ator no meio da peça. Isso foi realmente inadequado.

FOLHA - Quando foi o concerto? O sr. tem planos de voltar ao Brasil?
ZANDER -
Foi há dez anos, já fui três vezes ao Brasil, todas fantásticas. Planejo voltar sempre que possível. A gente ama ir ao Brasil, é o melhor país, o povo é tão vibrante e as platéias são mais expressivas do que em qualquer outro lugar do mundo. Se eu soubesse que essa história iria causar tanto aborrecimento, não teria mencionado. ["Não faça disso uma grande história na imprensa", pediu ao se despedir.]

DANIELLA CICARELLI

Cicarelli: "Tô tentando voltar"

A apresentadora Daniella Cicarelli, ex-MTV e agora na Band -hoje ela se encontra com sua nova equipe na emissora-, disse à coluna que quer voltar com o ex-namorado Tato Malzoni, de quem está separada desde o início de 2007.

 

FOLHA - Você continua saindo com seu ex, o Tato?
DANIELLA CICARELLI -
A gente nunca deixou de se encontrar. E isso é bom para calar a boca de quem fica falando que eu saio com caras diferentes. Querem me arrumar namorado novo, mas eu acho melhor olhar pro meu passado.

FOLHA - Mas você está solteira ou namorando?
CICARELLI -
Nem um nem outro. Estou tentando voltar com o Tato. Queremos acertar os pauzinhos, resolver os pontinhos. Gosto tanto dele que não tenho nem como medir isso. Acontece que sempre fomos amigos. Toda relação tem obstáculos e nós também temos alguns para superar. Por exemplo, agora eu vou começar a trabalhar também nos finais de semana.

Classificado pessoal
O Ministério Público Federal entrou com uma ação judicial contra o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical, e o conselheiro fiscal Jorge Nazareno. Acusa-os de ter usado dinheiro de um convênio com o Ministério do Trabalho para autopromoção, no "Jornal do Trem" e na "Folha do Ônibus", de distribuição gratuita. Quer que eles devolvam R$ 41,4 mil aos cofres públicos.

REFLEXÕES E OBRAS
Em 2001, a página de classificados de empregos, financiada com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador, trouxe, em 16 ocasiões, fotos com "comentários, reflexões e obras" dos sindicalistas. Paulinho apareceu 12 vezes e Nazareno, quatro. A ação civil pública ainda não foi apreciada pelo juiz.

INSERÇÃO QUEM?
Procurado pela coluna, Paulinho disse desconhecer a ação. Já Nazareno considera o caso "um equívoco". "As inserções nunca tiveram objetivo de promoção. Até porque nunca fui candidato a cargo político, a não ser no sindicato. E desempregados não votam nas eleições do sindicato", diz ele.

TRAJES MENORES
Entre um terno cinza e um preto, depois de descansar em
sua tenda, no lançamento do David Beckham World of Sport, em Natal, o jogador in glês fez uma rápida aparição sem camisa. Apenas algumas repórteres o viram nessas condições _e, mesmo assim, por uma frestinha. Quando percebeu que estava sendo observado, Beckham animou-se e fez seu melhor número: sorriu, deu tchauzinhos e permaneceu com o tórax à mostra por cerca de um minuto.

LEXOTAN
Selton Mello perdeu dois de seus três labradores, envenena dos por picadas de cobras. As peçonhentas apareceram no mato de sua casa, no alto da Gávea, Rio. Inconsolável, o terceiro labrador caiu em depressão.

SAMBA RUSSO
Anna Kournikova, ex-musa do tênis e namorada de Enrique Iglesias, mandou pedir três convites para os organizadores do camarote da Brahma.

FALTOU PATROCÍNIO
A MTV não terá mais camarote no Carnaval de Salvador.

CURTO-CIRCUITO

O GRUPO DEZNECESSÁRIOS volta a se apresentar no Pueblo Bar, hoje, a partir das 22h, na Vila Olímpia.
A PIANISTA HELOÍSA FERNANDES apresenta hoje o show "Fruto", às 20h30, no auditório do Sesc Vila Mariana.
O MUSEU DE ARTE MODERNA DE SP inaugura hoje, às 20h, a exposição "Moderno ou Contemporâneo?".
O RESTAURANTE Vila Conte, em Moema, serve jantar com cardápio especial de Carnaval, a partir de amanhã.
O MÉDICO VALCINIR BEDIN vai comandar um debate sobre vitiligo, na American Academy of Dermatology, nos EUA.

com PAULO SAMPAIO (interino), AUDREY FURLANETO, DIÓGENES CAMPANHA, DÉBORA BERGAMASCO

Texto Anterior: Crítica: Maya estréia com comédia péssima, que não faz rir
Próximo Texto: Segurança foi resolvida, diz curador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.