São Paulo, domingo, 31 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Rei da comédia" derrapa em "Tá Rindo do Quê?"

Judd Apatow filma Adam Sandler em história sobre comediante rico e egoísta

Esperado filme do diretor de "O Virgem de 40 Anos" foi mal nas bilheterias dos EUA e ganha lançamento direto em DVD no Brasil neste mês

FERNANDA EZABELLA
DA REPORTAGEM LOCAL

É bem apropriado o nome que o filme "Funny People" (gente engraçada) ganhou em português: "Tá Rindo do Quê?". De fato, trata-se de um drama, embora um drama sobre comediantes novatos e veteranos que têm uma certa predileção por piadas chulas.
O filme estreou nos EUA em meados de 2009 com grande expectativa, afinal era o terceiro longa de Judd Apatow ("O Virgem de 40 Anos" e "Ligeiramente Grávidos"), apelidado pela imprensa local de "o rei da comédia dos nerds". Ele é também roteirista e produtor de filmes como "Superbad - É Hoje" e da série "Freaks and Geeks". "Tá Rindo do Quê?" traz o astro Adam Sandler como um comediante super-rico e isolado do mundo, chamado George Simmons, que descobre que está com uma doença e deve morrer em breve. Como não tem amigos, ele contrata um jovem aspirante a comediante, Ira (Seth Rogen), para ajudar a organizar seus dias finais e conversar com ele ao pé da cama, enquanto tenta dormir.
Acontece que o filme tem mais de duas horas e uma reviravolta no enredo que faz com que o drama inicial vire uma espécie de comédia romântica. Há participações especiais diversas, como Sarah Silverman, Ray Romano e Eminem.
"A razão emocional é a principal ideia do filme, é o que eu quero comunicar. As piadas vêm depois", disse Apatow numa entrevista com a imprensa em Los Angeles em 2009. Esta é a primeira vez que Apatow filma Sandler, apesar de serem amigos de longa data.
Os dois chegaram a dividir um apartamento antes da fama, até que Sandler o deixou quando entrou para o programa de TV "Saturday Night Life", no começo dos anos 1990. "George não é baseado em Adam, e sim em todos nós, comediantes, em qualquer astro de comédia moderna", disse Apatow, já que muito se especulou sobre quem foi a inspiração para George Simmons.
"Todos nós já fizemos filmes dos quais não temos orgulho, todos tentamos continuar no topo, discutimos arte versus comercial. A gente brincava que George era alguém em que a gente teria nos transformado se não tivesse se casado."

Piada interna
Tanto Sandler como Apatow são casados, com filhos. A mulher do diretor, Leslie Mann, assim como as duas filhas do casal, também estão no filme, o que traz um certo clima família e uma série de "piadas internas". Além de vídeos caseiros de Sandler quando jovem, passando trotes, há vídeos do começo da carreira de Mann e uma gravação da filha mais velha cantando uma canção de "Cats" na escola.
O filme chega ao Brasil direto para locação em DVD, após passagem pouco acalorada nos EUA -a pior bilheteria de estreia para um filme com Sandler em cinco anos.


TÁ RINDO DO QUÊ? - FUNNY PEOPLE
Direção: Judd Apatow
Distribuidora: Universal (só locação)
Classificação: não informada




Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Crítica/DVD/"Lunar": Filho de David Bowie estreia na direção em filme promissor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.