São Paulo, domingo, 31 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/série

"Damages" se destaca pelo toque de realidade

LUCIANA COELHO
DE GENEBRA

Se a advogada Patty Hewes subisse em um ringue com a marquesa de Merteuil de "Ligações Perigosas" (1987) e a Alex Forrest de "Atração Fatal" (1988), ela provavelmente daria uma sova nas duas. Ou pagaria alguém para dar. Bem dada.
Calculista como a primeira e determinada como a segunda, a personagem que Glenn Close criou para a série "Damages" (cuja terceira temporada estreou nos EUA) é tão boa (e tão má) quanto seus alter-egos cinematográficos mais famosos.
É sobre os seus ombros impecavelmente vestidos que se ampara metade da graça desta série que, só por dissolver o maniqueísmo corrente em um gênero tão puído, já mereceria ser tirada da vala comum.
A outra metade poderia vir do elenco muito acima da média, do roteiro sofisticado ou da direção de fotografia e edição afiadas. Mas isso outras séries também têm. O que "Damages" tem de diferente é o verniz de verossimilhança roubado do noticiário (além dos flashbacks/forwards compulsivos que remetem a uma Patty recém-saída de um acidente prestando contas à polícia).
Na terceira temporada, que estreou nos EUA na última segunda, o serviço sujo cabe a um personagem inspirado em Bernie Madoff, o trambiqueiro VIP que foi parar na cadeia em 2009 após fazer pessoas perderem bilhões em seu falso fundo de investimentos.
Poucos vilões fictícios fariam melhor, e o fato de o estelionatário ser da vida real faz acreditar que os demais personagens também poderiam ser.
Em "Damages", Madoff se chama Louis Tobin (Len Cariou) e já está preso. Cabe a Patty saber até que ponto a família do milionário tinha conhecimento do esquema.
Lily Tomlin, como a mulher de Tobin, mostrou, no primeiro episódio, "punch" e "timing" para encarar a protagonista. Campbell Scott, como o filho à primeira vista contido que é obrigado a lidar com a raiva do público, também deu a entender que tem camadas a revelar. Martin Short, como o advogado da família, arremata com a dose de humor negro.
O único problema dos personagens da temporada é que eles podem obscurecer o elenco regular da série. A Ellen Parsons de Rose Byrne terá de endurecer muito mais se quiser entrar na briga. O AXN, que exibe a série no Brasil, não tem previsão de estreia da temporada.


DAMAGES - 3ª TEMPORADA
Avaliação: bom




Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Novelas da semana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.