São Paulo, quarta-feira, 31 de março de 2010

Texto Anterior | Índice

"BBB" termina com merchandising pesado

Décima edição do reality show, encerrado ontem, teve 50% de tempo a mais de ações comerciais do que em 2009

Globo promoveu mais de 60 merchandisings em 78 dias; presidente de agência diz que o gênero do programa permite operações agressivas


RODRIGO RUSSO
DA REPORTAGEM LOCAL

A décima edição do reality show "Big Brother Brasil", da Globo, terminou ontem, com número de merchandising que superou a edição de 2009. A disputa pelo valor de R$ 1,5 milhão estava entre os candidatos Cadu, Fernanda e Marcelo Dourado -até o fechamento desta edição não havia sido anunciado o vencedor e nem o número de votos.
Embora o prêmio tenha sido o maior já conferido pelo "BBB", quem mais deve comemorar o resultado deste ano é a própria emissora. A rede promoveu mais de 60 merchandisings durante os 78 dias de confinamento, média que supera uma ação a cada dois dias, e teve 25 anunciantes. Como mostrou a coluna Outro Canal em 1º de março, na metade do "BBB 10", o programa já exibira 50% a mais de tempo de merchandising do que em 2009.
Paulo Gregoraci, presidente da agência de publicidade W/, não considera o número excessivo, mas ressalva: "Como é um reality show, não é nada absurdo. Já em novelas, o volume seria exagerado". Ele diz, ainda, que o gênero reality show permite operações mais agressivas, por estarem integradas à competição (como provas do líder e de imunidade). Para Adrian Ferguson, vice-presidente de mídia da Fischer+Fala!, houve algumas ações constrangedoras.
"Até que ponto esse tipo de prova que expõe os participantes a constrangimentos podem contribuir para uma marca?", questiona Ferguson.
Ele ressalta a evolução e a profissionalização do setor de merchandising no país, e destaca a necessidade do trabalho ser feito de forma natural. A décima edição do "BBB" foi marcada pelas maiores votações da história do programa, como a do último sábado, em que Dicesar foi eliminado em disputa de mais de 125 milhões de votos.
O volume de participações se dá, também, graças à movimentação criada em torno do "BBB" na internet. Mas o programa não atingiu recorde semelhante na audiência, que ainda é considerada significativa pelo mercado.

Conheça cinco acertos e cinco momentos constrangedores do "BBB10"

www.folha.com.br/100897



Texto Anterior: Televisão: Comercial em final de "Lost" vai custar US$ 900 mil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.