São Paulo, quinta-feira, 31 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Fotos Felix Lima/Folhapress


MARIA BETHÂNIA

"EU NÃO QUERO MAIS NA VIDA QUE OS MEUS SONHOS"

Maria Bethânia declamou poesias entremeadas por canções na noite de anteontem para uma plateia de 300 pessoas no teatro Faap. Ela está em turnê com "Bethânia e as Palavras", que tem mais uma apresentação hoje em SP e depois segue para Curitiba e Porto Alegre.

 


A cantora surge no palco, vazio e mal iluminado, descalça, camisa vermelha, blazer branco, papeis e óculos à mão. Diz que o projeto surgiu há dois anos, quando foi convidada para um ciclo de leituras na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
"Essa leitura foi criada para casas de ensino, porque acho a ideia de levar expressões artísticas para dentro de uma sala de aula preciosa e linda.
Fiz em vários lugares, sempre recebendo escolas com seus professores e alunos ou indo até eles, o que para mim é uma honra. Recentemente, fiz na casa de Fernando Pessoa em Portugal. Eu li poesia na casa do meu pai, fonte para minha sede, poeta que sustenta minha respiração, o ritmo desassossegado do meu coração."

 


Canta Caetano Veloso, cita Guimarães Rosa: "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". Engata Villa-Lobos, Carlos Drummond, Gil, Luiz Gonzaga, Amália Rodrigues, Chico Buarque, Fernando Pessoa: "Meu mestre, meu coração não aprendeu a tua serenidade/ Meu coração não aprendeu nada/ Meu coração não é nada/ Meu coração está perdido". Declama poesia de Bruna Lombardi: "Eu gosto dos venenos mais lentos/ dos cafés mais amargos/ das bebidas mais fortes/ e tenho/ apetites vorazes (...) você pode me empurrar pro precipício/ não me importo com isso/ eu adoro voar".

 


Foi uma hora e dez minutos de canções e poesias. Bethânia leu quase todos os textos e passou ao largo da polêmica do blog que pretende criar, e para o qual foi autorizada a captar R$ 1,3 milhão pela Lei Rouanet (a turnê das leituras é um outro projeto, com orçamento de R$ 500 mil financiados pela Icatu Seguros por meio da mesma lei de incentivo). A cada pausa, a plateia aplaudia.

 


"A cada dia que faço essa leitura, sinto vontade de agradecer", disse a cantora no final. "Agradeço quieta com meu coração apaziguado. Obrigada, minha mãe, minha fonte de força e luz. Sinto que é um privilégio aos 64 anos, 46 deles dedicados ao meu ofício, poder realizar essa leitura. É um sonho. E eu não quero mais da vida do que os meus sonhos. Eu que me sonhei, que eterno dura. É um luxo tudo isso. Mas um luxo útil [risos da plateia]. Agradeço sempre comovida aos mestres, professores e seus alunos, artistas e a cada um dos senhores que comigo vêm compartilhar esse exercício de delicadeza. Obrigada por me ajudarem a crer na beleza de ser sempre um eterno aprendiz."

TELA GRANDE

Uma comissão da empresa Dachen e de representantes da China procuraram o governo de São Paulo para comunicar o interesse em abrir uma fábrica no Estado e em fazer investimentos visando a Copa de 2014. A empresa, que fabrica lâmpadas, faróis e TVs de LED, quer participar da troca de iluminação da cidade de São Paulo e também fornecer grandes telas de TV para estádios e locais públicos onde as partidas de futebol serão retransmitidas.

AGENDA
A empresa se reuniu com o secretário Edson Aparecido (Desenvolvimento Metropolitano) e deve agendar conversa também com o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Guilherme Afif Domingos.

EM PÚBLICO
Roberto Carlos vai comemorar seus 70 anos de idade no dia 19 de abril com show em Vitória, no Espírito Santo -Estado em que nasceu. A festa será no ginásio Álvares Cabral, de 6.000 lugares.

FESTA À VISTA
E, no próximo ano, outros dois astros da MPB festejam os 70 anos: Caetano Veloso e Gilberto Gil.

BOAS NOVAS DE RITA
Rita Lee já gravou 12 músicas de seu novo disco, produzido por Roberto de Carvalho e Apollo 9, que será lançado no segundo semestre. Iggor Cavalera toca bateria em duas faixas: "Tô um Lixo" e "Vidinha Besta".

PEÇA DA CORTE
O dramaturgo Lauro César Muniz tem feito pesquisas para escrever uma peça de teatro "ambiciosa" inspirada em um ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). O autor diz que o magistrado está aposentado e coleciona objetos eróticos em sua casa. É o Eros Grau? Muniz sorri: "Parecido".

 


"Mas como?! Eu não tenho história nenhuma, pô!", reage Eros Grau. O ex-ministro passou a semana em sua casa em Tiradentes (MG), onde guarda suas estátuas. "Mas ele [Lauro César Muniz] nem conhece...", diz Grau.

SOLITÁRIA
A penitenciária de Tremembé (SP) abriu sindicância para apurar o episódio que levou por dez dias à solitária Alexandre Nardoni, condenado a 31 anos de cadeia pela morte de sua filha Isabella. Os advogados suspeitam que houve arbitrariedade, mas dizem aguardar o fim da investigação.

FUSÃO ESPIRITUAL
O CIYMAM, centro de ioga e meditação fundado por Márcia De Luca, vai se fundir em abril ao Yoga Flow, do americano Charlie Barnett. "Cheguei a um momento em que tinha que me retirar da parte administrativa e financeira para me dedicar só à espiritual e à criação de novos conteúdos", diz ela. Estrutura e funcionários do CIYMAM serão absorvidos pelo novo estúdio do Yoga Flow, na Vila Nova Conceição.

ATRÁS DAS CORTINAS
A cineasta Laís Bodanzky dirige a peça escrita por Bráulio Mantovani, "Menecma", que estreou no Centro Cultural Fiesp. No elenco, Paula Cohen, Roney Facchini e Gustavo Machado.

CURTO-CIRCUITO

A Galeria da Rua apresenta a exposição "Movimento Coletivo", com fotografias tiradas por moradores de rua do projeto Trecho 2.8, na Opart, nos Jardins.

A Secretaria Estadual da Saúde espera ter 18 mil pessoas em uma caminhada no domingo, na avenida Paulista, em comemoração do Dia Mundial da Atividade Física.

Luciana Faria e Stella Jacintho inauguram a loja Thelure, no shopping Iguatemi.

A noite Seleta Coletiva, do Studio SP, estreia novo horário hoje. O Instituto cantará com Curumin e Rockers Control às 23h. 18 anos.

A cantora Mim se apresenta hoje, às 22h, no Beco 203, na rua Augusta. 18 anos.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: "Rede revolucionou filmes", diz diretor
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.