São Paulo, quinta-feira, 31 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Osesp recebe dupla feminina hoje

Regente portuguesa Joana Carneiro e soprano Carmen Monarcha são convidadas em concerto da orquestra

Programa dedicado a composições feitas nos séculos 20 e 21 inclui Ravel, Olivier Messiaen e Esa-Pekka Salonen

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Conhecida por atuar na banda do violinista "crossover" holandês André Rieu, a soprano Carmen Monarcha, 31, canta nesta semana um repertório mais sofisticado do que seus fãs estão habituados a ouvir.
Com a Osesp, regida pela portuguesa Joana Carneiro, 34, Monarcha interpreta "Poèmes pour Mi" (1936), ciclo de canções espirituais do francês Olivier Messiaen (1908-1992).
Um dos principais nomes da vanguarda do pós-guerra, ele dedicou a obra a sua mulher, a compositora Claire Delbos (1906-1959).
"Embora haja um certo preconceito contra Rieu, acho o trabalho dele muito importante para ampliar o público da música erudita", diz Monarcha.
"Mas se eu cantasse só esse repertório que vou fazer agora com a Osesp, seria feliz", afirma, após passar dez anos na Europa.
Ela retorna à Sala São Paulo no dia 10, na "Sinfonia nº 2", de Mahler (1860-1911), com a Sinfônica de Heliópolis e Isaac Karabtchevsky, 76.
"Poèmes pour Mi" integra um programa de obras dos séculos 20 e 21 aberto pela virtuosística "Helix", escrita em 2005 pelo compositor e regente finlandês Esa-Pekka Salonen, 52.
O encerramento fica por conta do colorido especial das duas suítes do bailado "Daphnis et Chloé" (1912), de Maurice Ravel (1875-1937).
"É um programa parecido com o que costumamos fazer na Sinfônica de Berkeley, em que cada concerto traz uma obra composta nos últimos cinco anos", diz Carneiro.

MAESTRINA
A regente foi assistente de Salonen e sucedeu Kent Nagano, 49, na direção musical da orquestra norte-americana em 2009.
Maestrina convidada da Orquestra Gulbenkian, de Lisboa, e filha do ex-ministro da Educação de Portugal, ela está em ascensão no cenário internacional da regência, associada ao repertório moderno e contemporâneo.
Em junho, em Cincinnati (EUA), Carneiro vai dirigir "A Flowering Tree", ópera do norte-americano John Adams, 64.

CARNEIRO E MONARCHA

QUANDO hoje e amanhã, às 21h; sábado, às 16h30
ONDE Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, 16; tel. 0/xx/11/3223-3966)
QUANTO de R$ 24 a R$ 135
CLASSIFICAÇÃO 7 anos


Texto Anterior: Contardo Calligaris: "Fazer" uma doença
Próximo Texto: Televisão: Canal AMC adia quinta temporada de "Mad Men" nos EUA para 2012
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.