São Paulo, domingo, 31 de maio de 2009

Texto Anterior | Índice

crítica

Autor criou uma dolorida Bíblia em P&B

RAFAEL GRAMPÁ
ESPECIAL PARA A FOLHA

Multipremiada e multicomentada, "Retalhos", a autobiografia em quadrinhos de Craig Thompson, fala sobre relacionamentos à distância, ora com uma garota, ora com Deus, ora com sua família.
Na história, o autor compartilha seus dramas de infância numa família de cristãos fervorosos e a descoberta do amor na adolescência. Sua busca pelo autoconhecimento é dividida entre uma fé prematura e castradora e as primeiras questões existenciais, buscando a pureza de sentimentos verdadeiros implacavelmente tratados como pecado pela mente cega por redenção do jovem Thompson.
O conflito nos conduz para dentro de uma sociedade retrógrada, onde o que menos conta são os valores individuais. Nesse cenário, sua única salvação é o amor... ou a desilusão amorosa.
Cada página é como um palco preto e branco onde sobram rastros da dança solta das belas pinceladas secas de Craig Thompson. Seu desenho compõe ricos detalhes que contradizem magistralmente com a simplicidade do traço.
Ornamentos são originalmente integrados aos quadros, embelezando as páginas sem maneirismos e sempre em favor da narrativa. Leve e brutalmente dolorida, a "graphic novel" sob certos aspectos soa, ao final da leitura, como uma resposta a todas as questões do autor sobre fé e sua precoce obsessão pelas escrituras sagradas.
Thompson conseguiu escrever -e desenhar- a sua própria Bíblia, uma graphic novel de invejáveis 592 páginas que vem arrebanhando milhares de fiéis no mundo com a "boa nova" que são as HQs.

RAFAEL GRAMPÁ é quadrinista, vencedor do Prêmio Eisner 2008.
Avaliação: ótimo



Texto Anterior: Novo selo vai lançar Art Spiegelman
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.