São Paulo, domingo, 31 de julho de 2011

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Folha lança coleção de cinema europeu

DE SÃO PAULO

A Folha lança no próximo domingo a Coleção Folha Cine Europeu, que apresentará, em 25 livros acompanhados por DVDs, obras-primas dos maiores autores da história do cinema europeu.
Entre os títulos da coleção, há obras seminais da cinematografia como "O Encouraçado Potemkin" (1925), do russo Sergei Eisenstein, e "Metropolis" (1927), filme de Fritz Lang que marcou a história da ficção científica.
Há ainda clássicos como "Roma, Cidade Aberta" (1945), de Roberto Rossellini, que criou um marco de estilo ao filmar nas ruas, longe de estúdios, e "Os Incompreendidos" (1959), de François Truffaut, que inaugurou a onda de modernidade da nouvelle vague.
Obras mais recentes, mas igualmente emblemáticas, como "A Liberdade É Azul" (1993), de Krzysztof Kieslowski, e "Volver" (2006), de Pedro Almodóvar, também fazem parte da seleção.
A cada semana, um novo título chegará às bancas de todo o país. Os DVDs conterão os filmes em sua versão original, com legendas em português.
Os livros que acompanham cada filme permitem conhecer e entender as características dos principais movimentos cinematográficos europeus, como o expressionismo alemão, o neorrealismo italiano e a nouvelle vague francesa.
Cada livro-DVD é ilustrado com fotos históricas e traz um perfil biográfico e artístico do diretor, com destaque para o filme em questão, e um capítulo sobre o ator ou a atriz principal daquele título.
Além disso, será destacado no livro algum aspecto especialmente emblemático daquela obra, como a importância do roteirista nas adaptações literárias para o cinema, aspectos da carreira do filme ou a construção dos personagens por meio dos figurinos.
Cássio Starling Carlos, crítico de cinema e colaborador da Folha, é o responsável pela edição da coleção.
Os livros foram escritos por ele e pelos críticos Luiz Carlos Oliveira Jr., Marcos Strecker, Marcus Mello, Paulo Santos Lima, Pedro Maciel Guimarães, Sérgio Alpendre e Tatiana Monassa.
O preço de cada volume será de R$ 15,90 nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Nos outros Estados, o preço varia de R$ 16,90 (SC, DF, ES, MS, RS, GO, MT e BA) a R$ 19,90 (todos os demais).
No próximo domingo, os volumes 1 e 2 ("A Doce Vida", de Federico Fellini, e "Fitzcarraldo", de Werner Herzog) serão vendidos juntos, pelo preço de um.

A DOCE VIDA - FELLINI
Na Roma dos anos 1950, o jornalista Marcello (Marcello Mastroianni) passa os dias entre festas e badalações, mas se sente vazio e sonha em escrever sobre assuntos sérios. Federico Fellini (1920-1993) começou a carreira dentro da tradição neorrealista, mas com este drama inaugurou o estilo "felliniano", termo que descreve situações e personagens extravagantes. A cena de Anita Ekberg na Fontana di Trevi entrou para a história do cinema

FITZCARRALDO - HERZOG
Fitzcarraldo (Klaus Kinski) tem um sonho: construir uma casa de ópera na selva amazônica. Mas, para chegar aonde poderá explorar borracha e obter dinheiro, terá de transportar um navio morro acima. O filme reflete a personalidade de Werner Herzog, fascinado por homens obcecados que desafiam a natureza hostil

ÚLTIMO TANGO EM PARIS - BERTOLUCCI
Um homem de meia-idade (Marlon Brando) conhece uma jovem (Maria Schneider) enquanto procura um apartamento em Paris. Logo embarcam num tórrido jogo sexual e anônimo em que não revelarão seus nomes. Com este filme, Bernardo Bertolucci abriu as portas do cinema de arte para o erotismo

CINEMA PARADISO - TORNATORE
Numa vila após a Segunda Guerra, Totò (Salvatore Cascio) se refugia num pequeno cinema. O projecionista (Philippe Noiret) se torna seu mentor ao lhe transmitir a paixão pelo cinema. Nos filmes do italiano Giuseppe Tornatore, o passado tem papel central, seja na formação cultural dos personagens, seja na história da Itália

MORANGOS SILVESTRES - BERGMAN
Professor aposentado (Victor Sjöström) será homenageado na universidade em que se formou 50 anos atrás. Para isso, empreende uma viagem até Estocolmo. Na estrada, reavalia seu passado enquanto sente a proximidade da morte. É um dos filmes mais otimistas do sueco Ingmar Bergman (1918-2007)

VOLVER - ALMODÓVAR
Raimunda (Penélope Cruz) trabalha como faxineira para sustentar a filha (Yohana Cobo) e o marido (Antonio de la Torre). Sua irmã (Lola Dueñas) tem um salão de beleza e vive só. Certo dia, a mãe (Carmen Maura), dada como morta, reaparece. Parte deste filme se passa em La Mancha, terra natal do espanhol Pedro Almodóvar

ASAS DO DESEJO - WENDERS
Anjos sobrevoam a Berlim Ocidental do final dos anos 1980. Eles são invisíveis, ouvem os humanos e oferecem alívio aos angustiados. Mas essas regras são desafiadas quando um anjo se apaixona por uma trapezista. É o ponto alto da carreira de Wim Wenders, um dos nomes mais populares do novo cinema alemão

OS GIRASSÓIS DA RÚSSIA - DE SICA
Ao fim da Segunda Guerra, Giovanna (Sophia Loren) se recusa a aceitar que o marido (Marcello Mastroianni) tenha morrido na Rússia. Decide viajar em busca de seu paradeiro. Vittorio De Sica (1901-1974) distancia-se do cinema que ajudou a formular no início da carreira, fase em que foi um dos pilares do neorrealismo

HIROSHIMA, MON AMOUR - RESNAIS
Francesa está no Japão para atuar em filme sobre a hecatombe nuclear em Hiroshima. Ela se relaciona com o amante, arquiteto japonês que sobreviveu à guerra, enquanto relembra o primeiro amor, um soldado alemão. Estreia em ficção do francês Alain Resnais, com roteiro de Marguerite Duras (1914-1996)

A LIBERDADE É AZUL - KIESLOWSKI
Julie (Juliette Binoche) sobrevive a um acidente de carro no qual perde o marido e a filha. Traumatizada, perde a vontade de viver e tenta apagar os laços com o passado. Primeiro filme da trilogia das cores, baseada nos ideais da Revolução Francesa, traz o polonês Krzysztof Kieslowski (1941-1996) em plena maturidade

O BATEDOR DE CARTEIRAS - BRESSON
Michael (Martin LaSalle) passa os dias nas ruas de Paris refinando sua técnica de batedor de carteiras. Quando conhece Jeanne (Marika Green), que cuida da mãe doente, reavalia sua vida. O longa do francês Robert Bresson (1901-1999) é inspirado no romance "Crime e Castigo", de Dostoievski

O DESERTO VERMELHO - ANTONIONI
Giuliana (Monica Vitti) está desorientada. Acaba de sair do hospital após tentar o suicídio. Nem o marido a entende. Um engenheiro, no entanto, tentará se aproximar dela. Neste que é seu primeiro filme colorido, Michelangelo Antonioni (1912-2007) questiona o homem em meio à tecnologia

O ENCOURAÇADO POTEMKIN - EISENSTEIN
Em 1905, na Rússia czarista, marinheiros do navio Potemkin estão insatisfeitos com as condições de trabalho. Quando um grupo é condenado à morte após se recusar a comer carne podre, começa uma revolta contra o governo. É a obra mais célebre do russo Sergei Eisenstein (1898-1948)

ROCCO E SEUS IRMÃOS - VISCONTI
Vindos do interior, viúva e seus filhos tentam a sorte em Milão. Cada irmão segue um rumo. Rocco (Alain Delon) e Simone (Renato Salvatori) se destacam como pugilistas e se envolvem com a mesma mulher. Épico neorrealista, sintetiza um dos temas prediletos de Luchino Visconti (1906-1976): a desintegração familiar

OS INCOMPREENDIDOS - TRUFFAUT
Ninguém entende Antoine Doinel (Jean-Pierre Léaud). Em casa, é repreendido pelos pais. Na escola, causa problemas aos professores. A delinquência vira uma alternativa. Este drama autobiográfico simbolizou a desobediência às regras pregada pelo francês François Truffaut (1932-1984) e inaugurou a onda da nouvelle vague

LILI MARLENE - FASSBINDER
Antes da Segunda Guerra, cantora alemã de cabaré (Hanna Schygulla) e pianista judeu (Giancarlo Giannini) se apaixonam. Ela se torna um sucesso entre os nazistas com a voz que entoa "Lili Marleen", canção cultuada no front. Rainer Werner Fassbinder (1945-1982) foi o nome mais irrequieto do novo cinema alemão

ROMA, CIDADE ABERTA - ROSSELLINI
Durante a ocupação nazista em Roma, comunistas e católicos se unem na resistência. Alemães perseguem um dos líderes, Giorgio (Marcello Pagliero), mas este tem a ajuda de amigos e de um padre. O terreno se mostrará fértil para traições. O neorrealismo tem neste filme de Roberto Rossellini (1906-1977) um de seus principais marcos

MADAME BOVARY - CHABROL
Na França do século 19, Emma Bovary (Isabelle Huppert) vive entediada. Para sair da casa do pai, se casa com um médico, mas logo se cansa da vida sem emoções e busca em amantes uma válvula de escape. Claude Chabrol (1930-2010) foi um dos articuladores da nouvelle vague. Prolífico, o cineasta retratou com acidez a burguesia

METROPOLIS - LANG
Na futurística Metropolis, a elite explora o trabalho escravo da população. Freder (Gustav Fröhlich), filho do criador da cidade, toma consciência da realidade quando se apaixona por Maria (Brigitte Helm), líder dos trabalhadores. O filme de 1927 de Fritz Lang (1890-1976) é um marco da ficção científica. Figura-chave do expressionismo, ele ajudou a criar o cinema noir

A REGRA DO JOGO - RENOIR
Um aviador (Roland Toutain) revela que tem um romance com a mulher de um marquês (Marcel Dalio). Para abafar o caso, o aristocrata convida um grupo para um fim de semana de caça em seu castelo. Pela crítica à sociedade francesa, o longa de Jean Renoir (1894-1979) causou controvérsias na estreia, pouco antes da Segunda Guerra

MAMMA ROMA - PASOLINI
Após anos trabalhando como prostituta, Mamma Roma (Anna Magnani) economiza dinheiro para tentar mudar de vida e voltar a morar com o filho adolescente (Ettore Garofolo). É o segundo filme do controverso Pier Paolo Pasolini (1922-1975). Censurada na Itália por "obscenidade", a obra segue princípios do neorrealismo

ACOSSADO - GODARD
Após roubar um carro, Michel (Jean-Paul Belmondo) mata um policial e busca refúgio nos braços de Patricia (Jean Seberg), estudante norte-americana que vive em Paris. Enquanto ele se esconde das autoridades e planeja fugir para a Itália, a relação dos dois se aprofunda. Jean-Luc Godard se mostra aqui o nome mais radical da nouvelle vague

A DAMA OCULTA - HITCHCOCK
Durante viagem de trem pela Europa, a jovem Iris (Margaret Lockwood) torna-se amiga de Miss Froy (May Whitty). Mas a simpática senhora desaparece misteriosamente e, quando Iris investiga seu paradeiro, os passageiros negam tê-la visto. Penúltimo filme inglês de Alfred Hitchcock (1899-1980) antes de ir trabalhar nos Estados Unidos

ADEUS, MENINOS - MALLE
Na França ocupada pelos nazistas, escola católica esconde alunos judeus. O garoto Julien (Gaspard Manesse) vê com desconfiança a chegada do colega Jean (Raphael Fejto), mas logo se torna seu amigo. É baseado em lembranças de Louis Malle (1932-1995), cineasta que abordou temas polêmicos, como incesto e suicídio

MAMÃE FAZ CEM ANOS - SAURA
Família espanhola organiza uma festa para comemorar os cem anos da matriarca (Rafaela Aparicio). Mas, atrás da aparente felicidade, alguns parentes estão só interessados em sua herança. Carlos Saura retoma personagens de "Ana e os Lobos" (1973). Nos anos 1960 e 1970, o diretor foi um dos principais críticos da ditadura franquista


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