São Paulo, quinta-feira, 31 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro dcastro@folhasp.com.br

João Miguel Jr./TV Globo
'CASSETA' SATIRIZA QUADRO DO 'FANTÁSTICO' Marcelo Madureira, Hélio de La Peña e Hubert gravam sátira do quadro de leitura labial do "Fantástico" em que "decifram" o que é dito no "Otário Eleitoral Gratuito"

Juíza proíbe Record de imitar Silvio Santos

Uma das personalidades mais imitadas no país, Silvio Santos conseguiu na Justiça impedir que o humorista Tom Cavalcante continue o imitando e que a Record, sua rival, transmita essas imitações.
A sentença, da juíza Maria Isabel Caponero Cogan, da 40ª Vara Cível de São Paulo, é detalhada. Obriga Record e Cavalcante a se "absterem da utilização e exploração das imagens, semelhança visual, as características e os traços, a postura, a proximidade vocal e o nome artístico" do dono do SBT.
Record e o humorista foram condenados também a pagarem R$ 100 mil como indenização pela "violação do direito de imagem" do empresário, por terem exibido, em 2005, sem autorização dele, quadros que satirizavam Silvio Santos e seus programas, como "Qual É a Música" e "Show de Calouros".
A ação corre desde abril do ano passado. O SBT queria ainda que a Record fosse condenada pelo uso do formato do "Qual É a Música" e outros programas. A Justiça negou.
A Record se recusou a comentar e informou que vai recorrer da sentença. Já Tom Cavalcante ficou indignado. "É uma coisa nova na história do país. Há 30 anos imito Silvio Santos e nunca tive problema. Sempre admirei Silvio Santos e não sei qual foi o critério usado para cercear o direito de imitação. Só sei que essa reação ocorreu quando começamos a incomodar no Ibope", disse.

PASSA RÁPIDO 1 O jornalista Ricardo Valladares pediu ontem demissão do cargo de conselheiro do SBT, que ocupava desde março. Valladares, assim, deixa de ter funções executivas na emissora (ele vinha intervindo em programas, como o de Hebe Camargo), mas continuará como consultor de Silvio Santos, opinando sobre formatos.

PASSA RÁPIDO 2 Valladares tomou a decisão porque não conseguiu implantar mudanças com a rapidez e a profundidade que queria.

BABILÔNIA A apresentadora e atriz Ana Bárbara Xavier, a Babi, fechou com a Record. Será uma mulher moderninha que inferniza o ex-marido, um promotor público, em "Vidas Opostas", próxima novela das oito da rede.

FOTOFOBIA A assessoria de Geraldo Alckmin avisou fotógrafos que cobriam evento do PSDB anteontem no Jockey de SP que a atriz Regina Duarte "era esperada". Alarme falso. Regina passou o dia gravando "Páginas da Vida". E a Globo determina a artistas que estejam no ar que evitem fotos e declarações de apoio.

CONCERTOS POP Autor de "Páginas da Vida", Manoel Carlos festejou os 53 pontos de sua novela anteontem, em capítulo em que a música clássica e uma exposição predominaram: "Isso deveria servir de alerta a todas as emissoras, por mostrar que coisa boa também dá bons índices".

RATOEIRA O novo programa de Carlos Massa, o Ratinho, no SBT, foi adiado para outubro.

Texto Anterior: José Simão: Buemba! Geraldo lança o Bolsa-Vara!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.