São Paulo, sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Paranóia"

Suspense maltrata argumento genial de "Janela Indiscreta"

CRÍTICO DA FOLHA

Refilmagens e reciclagens são procedimentos comuns ao cinema desde que os irmãos Lumière refizeram alguns de seus primeiros curtas para aperfeiçoar detalhes. Em maior ou menor grau, todos os cineastas recorrem a isso. Os mais inventivos dialogam com a tradição. Os medíocres a maltratam.
"Paranóia" representa o segundo grupo, ao reduzir um argumento de primeira -o de "Janela Indiscreta" (1954), de Alfred Hitchcock, um grande mestre em reciclagem- ao que ele tem de mais óbvio.
A selva urbana de Manhattan é trocada por um subúrbio de classe média; o protagonista adulto, por um adolescente (Shia LaBeouf). O "acidente" que o prende em casa é de origem sentimentalóide: responsável pela morte do pai, fica traumatizado e bate no professor latino, mas o juiz bonzinho o condena à prisão domiciliar.
Com tempo livre, e sem que a mãe (Carrie-Anne Moss, de "Matrix") saiba, começa a bisbilhotar a vizinhança. Movimentos suspeitos de um sujeito misterioso (David Morse) o levam a uma investigação amadora em companhia de um amigo (Aaron Yoo), estereótipo do oriental boa-praça, e de uma loirinha recém-chegada ao bairro (Sarah Roemer).
As lentes do fotógrafo de "Janela Indiscreta" são substituídas por uma câmera digital e telefones celulares têm quase o status de personagem. O uso dessa parafernália só amplia as incongruências da trama.
Por fim, um bocado de violência. Está certo que "Janela Indiscreta" mirava o público adulto e "Paranóia" quer o adolescente, mas tem gente aí subestimando o espectador -ou, o que seria muito pior, acertando na mosca. (SR)

PARANÓIA
Direção:
D.J. Caruso
Produção: EUA, 2007
Com: Shia LaBeouf, David Morse
Quando: em cartaz nos cines Eldorado, Metrô Santa Cruz e circuito
Avaliação: ruim


Texto Anterior: Crítica/"Encontros ao Acaso": Drama independente evita encarar a dor
Próximo Texto: Última Moda - Alcino Leite Neto: A arte de estragar as roupas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.