São Paulo, segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha abre amanhã ciclo de cinema e jornalismo

Primeiro filme é "Cidadão Kane", de Orson Welles

DA REPORTAGEM LOCAL

Começa amanhã, com o clássico "Cidadão Kane" (1941), o Ciclo Folha de Cinema e Jornalismo, que exibirá gratuitamente 12 filmes cujos personagens principais são jornalistas.
Realizado entre os dias 1º de setembro e 31 de novembro, sempre às terças, às 19h30, no Espaço Unibanco de Cinema (r. Augusta, 1.475), o ciclo faz parte das comemorações dos 20 anos da função de ombudsman da Folha, o primeiro jornal a instituir tal cargo no Brasil.
Na noite de abertura do ciclo, após a sessão, haverá um debate com a presença de Sérgio Rizzo, crítico de cinema da Folha, e Carlos Eduardo Lins da Silva, ombudsman da Folha.
Idealizador e curador do ciclo, Lins da Silva afirma que "a ficção é uma ferramenta importante para que as pessoas -sejam leitores, sejam jornalistas- reflitam sobre a realidade". Em suas colunas dominicais, são comuns as referências a filmes e livros.
"No fundo, a ideia do ciclo é esta: fomentar uma reflexão sobre o jornalismo. Os filmes escolhidos abordam a profissão a partir de diferentes perspectivas", diz o ombudsman.
Quando assumiu o cargo, Lins da Silva afirmou que os jornais hoje têm de "definir qual papel terão". "O jornal terá que encontrar seu lugar, como o rádio encontrou", disse.
Registro crítico de outra era na história da imprensa, o clássico de Welles explora os dilemas e delírios do magnata da mídia Charles Kane, inspirado no todo-poderoso da imprensa americana no século passado William Randolph Hearst.
A programação de eventos da Folha agora pode ser acompanhada também pelo Twitter: twitter.com/Folhadebate.



Texto Anterior: Mostra "Sinais de Fumaça" aborda circulação de objetos do cotidiano
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.