São Paulo, quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Gretchen e bossa nova entram na compilação

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O baixista Paul Collin tocou no cavaquinho pela primeira vez quando soube que sua banda, Beirut, iria homenagear Caetano Veloso no álbum "Red Hot + Rio 2", com a música "Leãozinho". E a afinação não foi das melhores.
"É uma instrumentação muito estranha para a gente, então não estamos tocando essa música nos shows, e ela nem entrou no novo álbum ['The Rip Tide', lançado neste mês]", disse Collin à Folha.
Mas a insegurança [ou desgosto] quanto ao resultado final não distancia o Beirut do Brasil. "Todos fizemos aulas de português, mas o Zach [Condon, vocalista] fala. Meu 'portuguese' é muito básico: 'tudo bem', 'legal' e 'boa noite'. E 'tropicália', claro." A palavra na ponta da língua do americano não estava na cabeça de alguns lusófonos participantes do projeto. "Não sabia que tropicalismo era o tema desta edição quando fui convidada", diz Vanessa da Mata, que escreveu "Boa Reza" e gravou a música com Seu Jorge e Almaz, projeto que o carioca tem com o Nação Zumbi.
"Mesmo assim, no fim minha canção é tropicalista", afirma Vanessa. "Você é um músico brasileiro e foi tocado por isso, vem de lá de trás. É uma eclosão. Toda a música é um pouco tropicalista."
O CD traz faixas como "Freak Le Boom Boom", imortalizada pelos gemidos de Gretchen nos anos 1980 e revivida por Marina Gasolina (ex-Bonde do Rolê), no mesmo balaio de "Baby", de Gal Costa.
"Não acho que o que eu faço seja tropicalismo. Mas, se é para lutar contra a Aids, está bem", diz João Parahyba, do Trio Mocotó. No disco, ele toca "Berimbau", de Baden Powell (1937-2000), famoso expoente da... bossa nova.


Texto Anterior: Música: Após 43 anos, disco beneficente recria 'Tropicália' com 60 artistas
Próximo Texto: Crítica/MPB: Pélico e Momo disfarçam melancolia em novos CDs
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.