São Paulo, domingo, 31 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Antonio Gaudério/Folha Imagem
Marta Suplicy foi flagrada algumas vezes escrevendo automaticamente a palavra "taxa" em folhas de papel


Caras, mãos e bocas

Por uma semana, o fotógrafo Antônio Gaudério seguiu os candidatos à Prefeitura de São Paulo em campanha. Flagrou detalhes como o rímel azul que Marta Suplicy passa nos cílios, o dente quebrado de Serra e o celular vermelho da prefeita. O candidato tem o hábito de desenhar flechas nos papéis enquanto escuta os outros falarem. Já a prefeita tem uma mania: escreve sempre a palavra "taxa" em folhas que ficam à sua frente quando está em público ou dá entrevistas.
 

E como o futuro dos candidatos está em jogo hoje, a coluna escalou uma quiróloga para "adivinhar" o que revelam as linhas das mãos de cada um deles, também fotografadas nos últimos dias da campanha.

A trajetória da curva entre a linha da mão de Serra que corresponde à cabeça e o "monte da lua" (que fica junto ao pulso, mas do lado oposto ao "monte de vênus") indica frustrações. "Se ele não realizar o que ele quer, pode cair em depressão. A derrota para Lula deve ter deixado Serra muito deprimido", diz a quiróloga Fátima Moraes, que é formada em letras e direito e mantém um centro de terapia holística em Osasco (SP).
 

A linha do destino do candidato, ao contrário da de Marta Suplicy, atravessa a palma da mão sem a interrupção de linhas menores. "Ele decidiu por um caminho na vida e segue firme na escolha", diz Fátima. "A linha é forte, mas tem uma bifurcação no fim. Ele vai pegar leve conforme avançar a idade."
 

Serra tem também "uma grande energia sexual", diz Fátima, balançando a cabeça positivamente. Ela aponta para o "monte de vênus" (que fica na palma da mão, logo abaixo do polegar) do tucano, talhada por várias linhas que se cruzam perpendicularmente.
 

Fátima diz que "essa sensualidade toda não será aplicada, necessariamente, no ato em si. A sexualidade pode ser canalizada para a comunicação. A distância entre o dedo mínimo e o anelar mostra que ele se comunica muito bem, ao contrário do que dizem. É carismático".
 

A quiróloga observa o fato de Serra ter as três principais linhas - a da vida, a da cabeça e a do coração - "muito bem marcadas. Mas a linha do coração tem vários riscos, o que sugere instabilidade emocional, especialmente na infância. No fim da linha, os riscos vão sumindo. Ele está caminhando para um amadurecimento emocional."

Pluralidade na vida amorosa. "A linha do coração de Marta termina com o formato de um tridente", observa a quiróloga Fátima Moraes.
 

"Isso indica a existência de três grandes amores ao longo da vida. A linha mais extensa indica o relacionamento mais duradouro, com quem ela pode ou não estar agora, mas que é um amor para o resto da vida."
 

A quiróloga bate os olhos na foto da mão direita de Marta e arregala os olhos: "Independência aqui é algo muito forte! É uma característica que vem de vidas passadas e se manifesta desde a infância". Fátima explica: "A linha da vida e a linha da cabeça não se cruzam. É uma pessoa que nasceu para mostrar ao mundo a que veio", diz ela.
 

A impressão é reforçada pelo fato de Marta ter o "monte de Júpiter", na palma da mão, logo abaixo do dedo indicador, "bem gordinho. Isso indica uma pessoa autoritária".
 

Também chama a atenção de Fátima o grande número de "triângulos" formados pelas linhas das mãos da candidata. "Indica proteção", diz. "O formato cônico da mão mostra uma pessoa bastante emocional", conclui Fátima. "Mas note que a base da mão é quadrada. Ou seja, quando ela precisa controlar o emocional para realizar um objetivo, ela vai sem medo."
 

Apesar de ter linhas fortes, Fátima enxerga "turbulência na linha da criatividade. Existe um corte nessa linha. Foi algum bloqueio, algum problema que deixou Marta mais focada em um único sentido". Sobre a longevidade, a notícia é boa para a candidata. "A linha é longa. A Marta vai viver bastaaante", diz.


Texto Anterior: TV paga: Malcasadas tomam o lugar das solteiras
Próximo Texto: Lançamentos/DVD - Do romance às telas: Luis Buñuel e MTV adaptam Emily Brontë
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.