São Paulo, quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br

Kelly Fuzaro/MTV
MTV GRAVA EM ALTA DEFINIÇÃO Luísa Micheletti, Marina Person e Penélope Nova gravam a segunda temporada da série "Casal Neura", primeira produção da MTV em alta definição; estréia em 4/12

Prefeituras bancam 33% das TVs do país

A cobertura das grandes redes comerciais só atinge quase 100% do país graças ao dinheiro público que 1.604 prefeituras gastam na compra e manutenção de estações que repetem a programação das TVs.
Estudo acadêmico realizado pelo pesquisador James Görgen, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, revela que 3.270 das 9.927 retransmissoras de TV (RTV) do país foram outorgadas e estão sob responsabilidade de 1.604 prefeituras. Os municípios gastam até R$ 21 mil anuais com manutenção. Com a TV digital, terão que investir pelo menos US$ 20 mil em um novo transmissor.
De acordo com o levantamento inédito, 42% (1.358 de 3.222) das RTVs da Globo são mantidas por prefeituras. Outras 1.861 RTVs da Globo são de afiliadas. Apenas três são da própria Globo. Já a TV Cultura, pública, mantém 201 (40%) das 506 RTVs de sua rede.
A Band é a que mais depende de prefeituras (54% das RTVs). Depois vêm Globo, Rede TV! (40%), SBT (37%) e Record (35%). A maior parte das cidades (1.415) retransmite até três redes. As TVs, embora ganhem com a cobertura, não repassam nada para os municípios.
Baseado no sociólogo Max Weber, Görgen aponta dois tipos de relações entre TVs e prefeituras: as dominações "patrimonial" (uso do público em prol do privado) e "carismática" (prestígio da programação e força do jornalismo da TV).

ALFINETE 1 A Record exibiu ontem editorial em que questionava a escolha do Brasil para sede da Copa do Mundo de 2014. "Será que a ganância de alguns está fechando os olhos dos nossos governantes para fazer prevalecer o interesse desta minoria, que, com recursos públicos, poderá, sob pretexto de uma obrigação internacional, passar por cima dos verdadeiros interesses do país, que são resolver os problemas de segurança, saúde, educação entre outros?", perguntava o editorial de Edir Macedo.

ALFINETE 2 Dentro da Record, o uso do termo "ganância" foi interpretado como um ataque à Globo, detentora dos direitos exclusivos de transmissão da Copa de 2014. Mas executivos da Globo disseram que não perceberam nenhuma indireta à emissora.

ROAD SHOW A Disney está oferecendo às redes a transmissão de um reality show que escolherá os dois protagonistas da versão brasileira do musical "High School Musical". Já conversou com a Globo, Record e Band.

BANHO-MARIA O SBT adiou a produção de uma novela escrita por Íris Abravanel. O texto da mulher de Silvio Santos não será mais o substituto de "Amigas e Rivais", cujas gravações terminam neste mês. A novela de Íris deve ficar para 2009. É que o SBT tem acordo com a Televisa em que só pode produzir versões de textos mexicanos.

DÚVIDA O SBT ainda não definiu qual será a novela que entrará no lugar de "Amigas e Rivais", no início de 2008.


Texto Anterior: José Simão: Halloween! Troca a bruxa pelo saci!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.