São Paulo, sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br

Jair Bertolucci/TV cultura
CHAPELEIRO MALUCO
Marcelo Tas faz pose em gravação de "O Discreto Charme das Partículas Elementares", que a TV Cultura exibe em 10/11, pelo Dia Mundial da Ciência pela Paz


Crise altera faturamento das emissoras

A crise financeira mundial já reflete no cotidiano das redes e altera as previsões de crescimento do mercado de TV.
A Globo reduziu a perspectiva de crescimento do mercado publicitário de 15% para 11% em 2008. Para 2009, a emissora projeta um cenário de retração em relação a 2008, mas não de recessão. A mídia e a Globo deverão crescer 6% em 2009.
A Record vê um primeiro trimestre "muito difícil" e não arrisca previsões para o ano que vem. Seus executivos afirmam que 2008 continua excepcional e que a rede crescerá 30%.
O SBT mantém a projeção de crescer entre 6% e 8% em 2008. "O ano que vem ainda é uma incógnita. A crise está atrasando negociações que, normalmente, já teríamos iniciado", diz Henrique Casciato, diretor comercial. O executivo percebe indefinição e atraso principalmente em grandes anunciantes multinacionais.
"A crise ainda não chegou, mas a gente já percebe movimentações no mercado. Há clientes dizendo que vão rever suas verbas [para 2009] e investir menos", afirma Marcelo Meira, vice-presidente da Band, emissora que deverá crescer 32% em 2008. Ontem, Meira e os demais vices da rede passaram o dia reunidos discutindo a crise e cenários.
No dia-a-dia das TVs, a crise já interfere em negociações cotadas em dólar, como filmes. Orçamentos de programas e projetos estão sendo revistos.

CONVOCAÇÃO
A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou anteontem requerimento de Ivan Valente (PSOL-SP) para a realização de uma audiência pública para discutir os excessos, principalmente da Record e da Rede TV!, na cobertura do caso Eloá.

BOLADA
A Band fechou com a Globo parceria por mais dois anos para compartilhar as transmissões do futebol. Em 2009 e 2010, além do Brasileiro, do Paulista, da Copa do Brasil e da Sulamericana, terá o Carioca. E mais jogos exclusivos.

DESESPERO
A Record passou anteontem a exibir a reprise de "Prova de Amor", que só estava dando dois pontos, antes do "Programa da Tarde". Sem efeito.

RETORNO
A Play TV, da Gamecorp (empresa em que um dos filhos de Lula é sócio), volta ao ar dia 11, agora como canal pago. Será distribuído pela Sky, que lhe reservou o canal 22 -o mesmo que era ocupado pela MTV.

CALENDÁRIO 1
No capítulo de anteontem de "A Favorita", Lara (Mariana Ximenes) disse a Flora (Patrícia Pillar) que elas se conheciam havia uns seis meses.

CALENDÁRIO 2
Nesse tempo, Flora cometeu pelo menos quatro assassinatos, fez Donatela (Claudia Raia) ser presa e condenada por um deles, passou dois meses em Paris e forjou o próprio seqüestro e de Lara. E ainda teve tempo para assistir "àquele lixo" de "A Doce Vida", de Fellini, que dura quase três horas.


Texto Anterior: José Simão: Interlagos! Rubinho, bate no Hamilton!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.