São Paulo, sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Texto Anterior | Índice

Longa alemão sobre depressão pós-parto vence 32º Mostra de SP

Cineasta Emily Atef recebe prêmio das mãos de Benicio del Toro

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

O longa alemão "O Estranho em Mim", de Emily Atef, venceu ontem a 32ª Mostra de São Paulo. Porta-voz do júri, o cineasta inglês Hugh Hudson disse que a decisão foi unânime e que o prêmio se estendia à atriz Suzanne Wolff, protagonista do drama sobre uma mulher que sofre de depressão pós-parto ao ter seu primeiro filho. A diretora recebeu o troféu do ator porto-riquenho Benicio del Toro, intérprete do papel-título de "Che", filme de encerramento do festival.
"Para uma jovem cineasta, esse é um momento maravilhoso", disse Atef, que nasceu em Berlim em 1973. A diretora afirmou que "não foi tão fácil fazer este filme porque na Alemanha muitas pessoas temem este assunto". "O Estranho em Mim" venceu uma disputa entre 12 longas, de diretores em início de carreira -com até dois longas no currículo.
O júri de documentários apontou como vencedor da disputa entre seis títulos o indiano "Crianças da Pira", de Rajesh S. Jala. O longa acompanha o cotidiano de sete crianças que vivem em torno do crematório de Manikarnika, o maior da Índia.
O documentário brasileiro "KFZ - 1348", de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso, recebeu o Prêmio Especial do Júri.
O público escolheu como melhor longa de ficção estrangeiro o indiano "Jodhaa Akbar", de Ashutosh Gowariker, e melhor documentário estrangeiro "Youssou Ndour: I Bring What I Love" (EUA), de Elizabeth Chai Vasarhelyi.
Entre as produções nacionais, os preferidos do público foram a ficção "Apenas o Fim", de Matheus de Souza, e o documentário "Loki - Arnaldo Baptista", de Paulo Henrique Fontenelle. A crítica premiou o português "Aquele Querido Mês de Agosto", de Miguel Gomes. O Prêmio da Juventude foi para o brasileiro "Verônica", de Maurício Faria.


Texto Anterior: Música: Lenine estréia novo CD "Labiata" hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.