São Paulo, domingo, 31 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Leis de Isaac Newton são assunto da Coleção

Livro do físico formulou as bases do teorema da gravitação universal

Volume, que chega às bancas no dia 7/ 11, faz parte de série de obras que mudaram a forma de pensar o mundo

DE SÃO PAULO

Chegou a vez da ciência na Coleção Folha Livros que Mudaram o Mundo.
"Principia - Princípios Matemáticos de Filosofia Natural" (livro 3), de Isaac Newton, é o volume nove.
Com tradução de André Koch Torres Assis, o livro chega às bancas no próximo domingo, 7/11.
Na cultura popular, o britânico Sir Isaac Newton (1642-1727) é normalmente retratado em charges de peruca, embaixo de uma árvore, sendo atingido na cabeça por uma maçã e, em função do golpe, formulando a lei da gravitação universal.
De acordo com uma biografia do cientista publicada por William Stukeley, em 1752, Newton não chegou a ser atingido pelo fruto, mas foi a observação da queda de uma maçã que lhe inspirou a refletir sobre a gravidade.
Para além de "causos" e maçãs, Newton foi um pensador cuja relevância para a história da ciência é difícil de ser exagerada.
A posteridade o conhece mais como físico e matemático, mas atuou também como astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo.
Em carta escrita ao colega e compatriota Robert Hooke (1635-1703), em 1676, resumiu e explicou seus méritos em uma frase que se tornou célebre: "Se eu vi mais longe, foi porque estava sobre o ombro de gigantes".
"Principia - Princípios Matemáticos de Filosofia Natural" foi publicado em três volumes, em 1687, e aclamado como um dos mais influentes livros científicos já escritos.
Ali, Newton formula as três leis (inércia, quantidade de movimento, ação e reação) que constituem a base da mecânica clássica, formulando ainda a célebre lei da gravitação universal.
O terceiro e último dos livros que constituem a obra tem o nome de "O Sistema do Mundo (Tratado Matematicamente)". Está estruturado a partir das premissas dos anteriores e expõe as consequências das leis da gravitação, especialmente para a astronomia.


Texto Anterior: Vanessa vê TV: TV Chimpanzé
Próximo Texto: Ferreira Gullar: Por que Dilma?
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.