São Paulo, domingo, 31 de outubro de 2010

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"Mamma Mia!" traz jovem "veterana"

Com 12 musicais no currículo, Kiara Sasso faz no palco personagem que Meryl Streep interpretou no cinema

Espetáculo da Broadway que reúne canções do grupo sueco Abba estreia no teatro Abril em 11 de novembro

GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Não quero falar a minha idade. Tudo bem?" Assim a atriz Kiara Sasso abriu a entrevista que concedeu à Folha, dias antes de estrear como protagonista de "Mamma Mia!", musical da Broadway conhecido por reunir canções do Abba.
O espetáculo, que faz temporada no teatro Abril a partir do dia 11, tem como personagem central uma mulher mais velha. "E as pessoas falam muito dessa diferença.
Além disso, comecei minha carreira nos EUA e lá os atores nunca contam a idade."
O que a incomoda em especial são as comparações com a versão para o cinema com Meryl Streep.
"Na verdade, ela é que é bem mais velha do que a Donna [a protagonista]." Pequena traição do tempo: Streep, 61, tem 30 a mais que a "concorrente" brasileira.
Na terceira audição realizada em São Paulo, os produtores da peça ainda não tinham encontrado alguém que segurasse a onda de um papel escrito para atrizes mais maduras. Sasso nem havia pensado em se candidatar, mas, a par de uma brecha, resolveu arriscar.
Embora jovem, tem experiência de sobra. Já protagonizou outros 12 espetáculos do gênero, entre eles "A Bela e a Fera", "O Fantasma da Ópera", "A Noviça Rebelde" e "O Médico e o Monstro".
Com esse currículo, pode ser considerada a principal atriz de musicais do país hoje.
Formada pela Santa Monica College (Califórnia), Sasso morou dos três aos 14 anos nos EUA. Assim que voltou à sua cidade natal, o Rio, estreou em um musical para adolescentes. "Banana Split" tinha produção parca, que não disponibilizava nem microfones aos intérpretes.
Sua voz alcança notas altas, de escalas que variam entre soprano e mezzo, o que lhe serviu especialmente para "O Fantasma da Ópera".
As canções de "Mamma Mia!" -que também têm textos em prosa- pendem para um "belting", estilo mais típico em musicais -quase falado, com notas graves.
O ponto mais difícil da peça é a canção "The Winner Takes It All", traduzida por Cláudio Botelho como "E Tudo ao Vencedor". "O complicado é cantar como se tivesse um nó na garganta, prestes a chorar", conta Sasso.
Pouco antes da entrevista, ela ensaiou a música. Deixou o americano Robert McQueen, diretor-geral, sem palavras. "Não tenho nada a acrescentar", finalizou ele.


MAMMA MIA!
QUANDO estreia dia 11; qua., qui. e sex., às 21h; sáb., às 17h e às 21h; dom., às 16h e às 20h
ONDE teatro Abril (av. Brigadeiro Luís Antônio, 411, tel. 0/xx/11/ 4003-5588)
QUANTO de R$ 80 a R$ 250
CLASSIFICAÇÃO livre




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