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"Mamma Mia!" traz jovem "veterana"
Com 12 musicais no currículo, Kiara Sasso faz no palco personagem que Meryl Streep interpretou no cinema
Espetáculo da Broadway que reúne canções do grupo sueco Abba estreia no teatro Abril em 11 de novembro
GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
"Não quero falar a minha
idade. Tudo bem?" Assim a
atriz Kiara Sasso abriu a entrevista que concedeu à Folha, dias antes de estrear como protagonista de "Mamma Mia!", musical da Broadway conhecido por reunir
canções do Abba.
O espetáculo, que faz temporada no teatro Abril a partir do dia 11, tem como personagem central uma mulher
mais velha. "E as pessoas falam muito dessa diferença.
Além disso, comecei minha
carreira nos EUA e lá os atores nunca contam a idade."
O que a incomoda em especial são as comparações com a versão para o cinema com Meryl Streep.
"Na verdade, ela é que é
bem mais velha do que a
Donna [a protagonista]." Pequena traição do tempo:
Streep, 61, tem 30 a mais que a "concorrente" brasileira.
Na terceira audição realizada em São Paulo, os produtores da peça ainda não tinham encontrado alguém
que segurasse a onda de um
papel escrito para atrizes
mais maduras. Sasso nem
havia pensado em se candidatar, mas, a par de uma brecha, resolveu arriscar.
Embora jovem, tem experiência de sobra. Já protagonizou outros 12 espetáculos
do gênero, entre eles "A Bela
e a Fera", "O Fantasma da
Ópera", "A Noviça Rebelde" e "O Médico e o Monstro".
Com esse currículo, pode ser
considerada a principal atriz de musicais do país hoje.
Formada pela Santa Monica College (Califórnia), Sasso
morou dos três aos 14 anos
nos EUA. Assim que voltou à
sua cidade natal, o Rio, estreou em um musical para
adolescentes. "Banana
Split" tinha produção parca,
que não disponibilizava nem microfones aos intérpretes.
Sua voz alcança notas altas, de escalas que variam
entre soprano e mezzo, o que
lhe serviu especialmente para "O Fantasma da Ópera".
As canções de "Mamma
Mia!" -que também têm textos em prosa- pendem para
um "belting", estilo mais típico em musicais -quase falado, com notas graves.
O ponto mais difícil da peça é a canção "The Winner
Takes It All", traduzida por
Cláudio Botelho como "E Tudo ao Vencedor". "O complicado é cantar como se tivesse
um nó na garganta, prestes a chorar", conta Sasso.
Pouco antes da entrevista,
ela ensaiou a música. Deixou
o americano Robert
McQueen, diretor-geral, sem
palavras. "Não tenho nada a
acrescentar", finalizou ele.
MAMMA MIA!
QUANDO estreia dia 11; qua., qui. e sex., às 21h; sáb., às 17h e às 21h; dom., às 16h e às 20h
ONDE teatro Abril (av. Brigadeiro Luís Antônio, 411, tel. 0/xx/11/ 4003-5588)
QUANTO de R$ 80 a R$ 250
CLASSIFICAÇÃO livre
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